As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, disputadas pelas seleções da América do Sul, coordenadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), tem como regulamento a disputa das dez seleções que se enfrentam em turno e returno em grupo único, os quatro primeiros colocados garantem vaga para a Copa do Mundo Rússia 2018, enquanto o quinto lugar disputa um playoff intercontinental no sistema mata-mata contra o representante da Oceania.

Comemoração do gol de Renato Augusto, na vitória por 0x2 sobre o Peru.

Comemoração do gol de Renato Augusto, na vitória por 0x2 sobre o Peru.

As Eliminatórias Sul-Americanas chegou a sua décima segunda rodada das dezoito rodadas previstas, tem o Brasil como líder isolado com vinte e sete pontos, quatro a mais que o vice-líder Uruguai, o Equador e Chile completam os primeiros quatro com vinte pontos, a Argentina encontra-se na quinta colocação com dezenove pontos. Ainda faltando seis rodadas, temos dezoito pontos em disputa, o que ainda deixa em aberto as condições de classificação, ou seja nada ainda está totalmente definido. Esse foi o último compromisso do ano para a Seleção Brasileira, que só volta a campo no dia 23 de março de 2017, contra o Uruguai, fora de casa. Os rivais não terão o atacante Suárez, craque do time, que está suspenso.

Seis vitórias em seis jogos

Tite, atual técnico da seleção brasileira.

Tite, atual técnico da seleção brasileira.

A seleção do Brasil vive um momento perfeito sob o comando do técnico Tite, são impressionantes seis vitórias em seis jogos, oque levou o Brasil da incômoda sexta colocação, para a liderança isolada da competição. Tudo isto deve-se a mudança da comissão técnica, pois quando a seleção estava sob o comando de Dunga, seguia com maus resultados, além de estar naquele momento na sexta colocação das Eliminatórias, acabou sendo eliminado na primeira fase da Copa América Centenário nos EUA, o que foi a gota d’água, fato que culminou em sua demissão e a contratação do técnico Tite.

O Brasil estreou sob o comando do técnico Tite em partida na casa do Equador e venceu por 0x3, com gols de Neymar (72’) e dois gols de Gabriel Jesus (87’ e 90+2’), na estreia de Gabriel Jesus na seleção principal. No jogo seguinte, atuando em casa, venceu a Colômbia por 2×1, com gol de Miranda (2’) e Neymar (74’). No terceiro jogo sob o comando de Tite, o Brasil venceu em casa a Bolívia por 5×0, com gols de Neymar (11’), Philippe Coutinho (26’), Filipe Luis (39’), Gabriel Jesus (44’) e Roberto Firmino (75’). No quarto jogo de Tite o Brasil tinha a chance de alcançar a liderança da competição e venceu a Venezuela na Venezuela por 0x2 com gols de Gabriel Jesus (8’) e Willian (53’). No quinto jogo sob o comando de Tite, o Brasil enfrentaria um grande time, talvez o primeiro teste verdadeiro da seleção brasileira, jogaria em casa contra a forte Argentina de Messi, Pratto, Di’Maria, Higuaín e outros grandes jogadores. O Brasil não decepcionou e venceu por 3×0, Philippe Coutinho abriu o placar (25’), Neymar (45+1’) e Paulinho (58’).  No sexto compromisso do Brasil sob o comando de Tite, o Brasil foi ao Peru e venceu a seleção peruana por 0x2 com gols de Gabriel Jesus (58’) e Renato Augusto (78’). Um aproveitamento de 100% comprova de forma incontestável que o técnico Tite é o nome certo para comandar a seleção brasileira. Esta marca de seis vitórias consecutivas iguala a marca da das Eliminatórias de 1969, quando depois a seleção foi tricampeã mundial de 1970 de Pelé e Cia.

Destaques

Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus, destaques ofensivos do Brasil.

Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus, destaques ofensivos do Brasil.

Fora o técnico Tite que é o grande destaque desta nova fase da seleção brasileira, podemos ainda incluir entre os destaques os meias Philippe Coutinho e Renato Augusto, incluindo os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Os meias chamaram atenção por motivos diferentes, Philippe Coutinho já vinha sendo grande destaque no time inglês Liverpool FC, onde é referência do meio campo e no ataque do time, dando muitas assistências e fazendo gols decisivos, inclusive fazendo dois gols pela seleção brasileira nestes seis jogos sob o comando de Tite. Outro meia, Renato Augusto chegou a ser questionado nas escalações do técnico Tite, atuando no futebol chinês, Renato Augusto tem histórico com o Corinthians de Tite onde foi campeão brasileiro de 2015. O jogador se superou e inclusive marcou o segundo gol do Brasil na vitória por 0x2 no Peru.

Os atacantes da seleção de Tite tem se mostrado bastante eficientes, Neymar é o grande nome do ataque brasileiro, com quatro gols e seis assistências para gol, ele que é considerado um dos melhores atacantes do mundo, tem ajudado de forma efetiva a seleção ter conseguido estes últimos resultados. Gabriel Jesus é outro grande destaque, além de ter feito dois gols logo no seu jogo de estreia, ele fez mais três e acumula cinco gols em seis partidas, além disso participou de maneira efetiva em duas assistências para gols. Roberto Firmino também foi destaque durante estes jogos, onde geralmente entrou na metade do segundo tempo e gerou bastante trabalho para as defesas adversárias, inclusive marcando um gol na vitória de 5×0 sobre a Bolívia.

Boas Apostas!