O Botafogo acertou na última sexta-feira (06) a renovação de contrato do seu lateral-esquerdo titular, Victor Luis, que permanecerá na equipe carioca por mais um ano, acertando um novo contrato de empréstimo valida até o fim de 2017.

Lateral Victor Luis ao lado da diretoria alvinegra.

Lateral Victor Luis ao lado da diretoria alvinegra.

O lateral-esquerdo pertence ao Palmeiras, porém, sem conseguir muito espaço na equipe paulista, foi emprestado ao Botafogo em 2016, onde conseguiu espaço com o treinador Jair Ventura, sendo titular e importante na conquista de uma vaga na Libertadores desse ano. Com o bom desempenho na equipe carioca, e ainda sem espaço no Palmeiras, o atual campeão brasileiro aceitou emprestar Victor Luis novamente ao Botafogo. Na quinta-feira (05), a diretoria do Botafogo e o lateral deram as negociações de renovação como encerradas, sem chegar a nenhum acordo. Tentando encontrar um denominador comum com Victor Luis, o atual presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, começou a negociar diretamente com o atleta e no dia seguinte a negociação foi fechada. “Graças a Deus, o mal-entendido foi resolvido! Quero agradecer ao Palmeiras por mais uma vez me dar a liberdade de atuar em um clube grandioso como o Botafogo! Agradeço a todos os profissionais envolvidos na figura do presidente Carlos Eduardo Pereira e do professor Antônio Lopes pela confiança depositada!”, afirmou o lateral-esquerdo através da sua rede social oficial.

Durante 2017, o Botafogo disputará o campeonato estadual, Campeonato Brasileiro e terá a oportunidade de disputar pela quinta vez na sua história a Copa Libertadores da América, onde enfrentará o Colo Colo, do Chile, pela segunda fase preliminar da competição, e caso chegue a fase de grupos, enfrentará Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, Estudiantes, da Argentina e Barcelona, do Equador.

Jovem lateral

Lateral em entrevista pelo Botafogo.

Lateral em entrevista pelo Botafogo.

O lateral-esquerdo Victor Luis Chuab Zamblauskas nasceu em São Paulo, começando sua carreira nas categorias de base da Portuguesa e depois ainda para o Palmeiras, onde foi formado. Sem conseguir espaço no elenco titular palmeirense, Victor foi emprestado ao clube B do Porto, onde mesmo disputando apenas 18 partidas e marcando um gol, recebeu muito elogios da imprensa local, sendo até cotado pela imprensa portuguesa como o futuro lateral-esquerdo da seleção brasileira. Depois do fim do empréstimo, o jogador voltou ao Palmeiras e foi promovido para a equipe principal em 2013, pelo treinador Gilson Kleina, porém, não conseguiu jogar em nenhuma partida daquele ano. No ano seguinte, fez sua estreia pelo time principal, atuando em uma partida valida pelo Campeonato Paulista. Na sequência do ano, com a chegada do treinador Ricardo Gareca e saída dos laterais Juninho e William Matheus, o jogador ganhou mais espaço e virou titular absoluto no elenco do Palmeiras, marcando seu primeiro gol em julho de 2014.

Durante aquele ano, foi de extrema importância na luta contra o rebaixamento da equipe paulista, que terminou a Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 na décima sexta colocação, apenas dois pontos atrás da primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, Vitória. Essa diferença deve-se também ao lateral Victor Luis, que marcou o segundo gol, de empate, do Palmeiras, no empate em casa em 2×2 com o Flamengo, pela 22ª rodada da competição. Depois do bom ano na equipe paulista, o jogador foi emprestado ao Ceará, onde novamente ajudou sua equipe a não ser rebaixada, dessa vez disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, onde o Ceará terminou na décima quinta colocação, estando dois pontos atrás da zona de rebaixamento da competição. Na equipe cearense, o jogador disputou 27 partidas e marcou três gols, durante o ano que defendeu o clube. Ainda sem espaço no elenco do Palmeiras, que já contava com Egídio e Zé Roberto, o lateral de 23 anos foi emprestado ao Botafogo, onde disputou 26 partidas, sua grande maioria sob o comando de Jari Ventura.

Lateral direita também garantida

Lateral-direito Alemão em entrevista pelo Botafogo.

Lateral-direito Alemão em entrevista pelo Botafogo.

Além de acertar a permanência do lateral-esquerdo Victor Luis, o Botafogo acertou na primeira semana do ano a permanência do seu outro lateral, Alemão. O jogador, que atua pela direita, estava emprestado pelo Bragantino depois que o Botafogo perdeu o seu lateral-direito, Luís Ricardo, por lesão. Mesmo chegando às pressas ao clube carioca, Alemão conseguiu destaque no elenco alvinegro, sendo importante na bela campanha feita pelo Botafogo em 2016 no Campeonato Brasileiro, onde terminou na quinta colocação, conseguindo voltar para a Copa Libertadores. Com isso, o Botafogo decidiu comprar os direitos do jogador, que ainda estava com o Bragantino, que recebeu cerca de R$ 600 mil para ceder 70% do passe do lateral ao Botafogo, onde assinou contrato de três anos. “Muito feliz em ter renovado com o Botafogo. Feliz também por terem outros clubes grandes interessados em mim, mostra que fiz um bom trabalho. Ainda não assinei o contrato, mas está tudo certo. Sou do Fogão por três anos”.

Com passagens por várias pequenas equipes brasileiras, Alemão formará ao lado de Victor Luis a dupla de laterais do Botafogo, que conseguiu manter grande parte do seu elenco do ano passado e que mesmo perdendo peças importantes como o goleiro Sidão e Neilton, continua tendo um elenco competitivo, que poderá ter novamente uma boa campanha, tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Libertadores, onde será comandado por Jair Ventura, o treinador revelação da última edição do Campeonato Brasileiro.

Boas Apostas!