Nesta última terça-feira (22), em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões entre o clube alemão Borussia Dortmund e o clube polonês Legia Varsóvia protagonizou o novo recorde de gols em uma única partida na Liga dos Campeões conforme os moldes atuais de competição. Um jogo bastante movimentado que alcançou a marca de incríveis 12 gols marcados, o resultado final do jogo foi de 8×4 para o Borussia Dortmund. O time polonês saiu na frente aos 10’, o Borussia Dortmund virou em 3×1 com gols aos 17’, 18’ e 20’, destaque para o segundo e terceiro gols que foram feitos por Kagawa, os dois com assistência de Dembélé. Logo aos 24’ o Legia Varsóvia diminuiu para 3×2, só que o Borussia Dortmund não estava de brincadeira, fez mais dois gols ainda no primeiro tempo, aos 29’ e 32’, terminando o primeiro tempo com um placar de 5×2 para o Borussia Dortmund.

Marco Reus, autor de 2 gols no jogo.

Marco Reus, autor de 2 gols no jogo do Borussia Dortmund contra o Legia Varsóvia.

Quem se assustou com o placar da primeira etapa, mal podia esperar o que viria no segundo tempo da partida. Logo aos 7’ do segundo tempo o Borussia Dortmund deu sequência à histórica goleada. O Legia Varsóvia fez seu terceiro gol aos 12’, porém aos 36’ o Borussia faria mais um fazendo 7×3 no placar. Dois minutos depois, o Legia Varsóvia fez mais um, estabelecendo um placar de 7×4, porém o Borussia Dortmund teria a sorte de ver seu placar aumentar com um gol contra do zagueiro do Legia aos 2’ de acréscimo, o último gol da partida que decretou o novo recorde da competição. Os nomes dos jogadores que marcaram gol por parte do Borussia Dortmund foram Kagawa (17’e 18’), Sahin (20’), Dembélé (29’), Marco Reus (32’ e 52’), Passlack (81’) e Rzeźniczak (90+2 / Gol contra). Pelo lado do Legia Varsóvia, os autores dos gols foram Prijovic (10’ e 24’), Kucharczyk (57’) e Nikolics (83’). Com esse resultado, o Borussia Dortmund lidera o Grupo F com 13 pontos, dois a mais que o Real Madrid, os dois times já estão classificados para a próxima fase, agora só disputam a liderança da chave.

O antigo recorde

Dado Prso marcou quatro gols na vitória do Monaco por 8x3.

Dado Prso marcou quatro gols na vitória do Monaco por 8×3.

Antes da partida entre Borussia Dortmund e Legia Varsóvia do dia 22 de novembro, quem detinha o recorde de goleada com maior número de gols na partida era o time francês Monaco que havia goleado o time espanhol Deportivo La Coruña por 8×3 na edição da Liga dos Campeões de 2003. O jogo histórico aconteceu no dia 05 de novembro e foi válido pela temporada 2003/04, o último gol da partida foi marcado aos 22’ da segunda etapa pelo jogador Cissé do Monaco. Quem foi o grande destaque daquele jogo foi o jogador Prso do Monaco, o qual marcou quatro gols naquela partida.

Os dois times estavam bem naquela temporada, porém os dois haviam de cair perante o time português Porto, que na época era comandado pelo técnico José Mourinho, que foi campeão daquela edição. O La Coruña perdeu na semifinal para o Porto e o Monaco acabou perdendo na final para o grande campeão Porto. Mesmo os dois times não conquistando o título, fizeram uma boa campanha, o Monaco passou por Real Madrid e Chelsea, já o Deportivo La Coruña passou pelos italianos Juventus e Milan.

O Borussia Dortmund

Escudo do Borussia Dortmund.

Escudo do Borussia Dortmund.

O Borussia Dortmund, fundado em 1909, tem como lema Echte Liebe (Amor Verdadeiro em alemão). O Dortmund  juntamente com o Bayern de Munique e Hamburgo, o Borussia forma o trio de alemães que já venceram pelo menos uma vez a Liga dos Campeões da UEFA. Além dos oito títulos da Bundesliga (Campeonato Alemão) conquistados pelo Borussia Dortmund, ficando somente atrás do Nurnberg (9 títulos) e o grande e maior rival Bayern de Munique (26 títulos), o Borussia Dortmund já conquistou cinco Supercopas da Alemanha, três Copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões, além de uma Recopa Europeia e uma Copa Intercontinental. Atualmente é o terceiro colocado da Bundesliga, atrás do Bayern de Munique e da surpresa da temporada, o líder RB Leipzig.

O Borussia Dortmund é marcado por ser o segundo maior time da Alemanha, somente atrás do Bayern de Munique que é o gigante alemão que mais detém conquistas nacionais e internacionais. Alguns grandes jogadores da atualidade já estiveram ou ainda estão no Borussia, como Robert Lewandowski, Marco Reus, Mario Gotze, Henrikh Mkhitaryan e Pierre-Emerick Aubameyang.

Boas Apostas!