Ao sétimo assalto no ano de 2018, “KO” para o Boca Juniors, atual líder do campeonato argentino. O líder do campeonato argentino sofreu o primeiro revés no novo ano civil em noite de deslocação a casa do Argentinos Juniors.

Boca JuniorsA jornada 18 da Primera División argentina terminou com um encontro entre Argentinos Juniors e Boca Juniors, emblemas unidos historicamente pelo facto de Diego Armando Maradona ter representado ambos. Sem “D10S” ao barulho neste embate, foi o Argentinos Juniors quem levou a melhor por duas bolas a zero, despoletando o primeiro dissabor “Xeneize” em 2018.

A prestação do Argentinos Juniors neste campeonato argentino não tem sido propriamente extraordinário. O clube que também tem as suas raízes em Buenos Aires ocupa o 13º posto com 27 pontos, importando destacar a capacidade que tem demonstrado sempre que joga em casa, perante a sua massa associativa. Antes do encontro com o Boca Juniors, o Argentinos vinha de uma série de três jogos sem vencer que não permitia adivinhar nada de positivo, até porque se preparava para enfrentar o líder da pauta classificativa.

Não obstante, a surpresa acabou por ser consumada e o Argentinos Juniors conseguiu mesmo ser o primeiro emblema a derrotar o Boca Juniors em 2018, aplicando a primeira derrota à equipa da Bombonera desde novembro – sublinhe-se que houve uma paragem prolongada em dezembro e janeiro.

Sem Carlos Tévez, atacante que se tem dado bem nesse regresso à Bombonera, o Boca foi incapaz de encontrar o caminho para o gol defendido por Lucas Chávez pela segunda vez consecutiva, isto depois de ter empatado a zeros com o Alianza Lima na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Alexis Mac Allister aos dez do primeiro tempo e Damián Batallini aos 20 do segundo apontaram os gols que deram a vitória ao time da casa. Nessa temporada 2017/18, o Boca Juniors ainda não tinha perdido por uma margem superior a um gol de diferença. E por falar em diferenças, importa debruçar o olhar sobre a tabela classificativa desse campeonato argentino. A verdade é que a derrota não mexeu com as aspirações do Boca Juniors no que diz respeito a essa corrida com destino ao título, uma vez que a vantagem em relação ao Talleres, atual segundo colocado, é agora de oito pontos. Na próxima rodada, o Boca Juniors volta ao conforto da “sua” Bombonera para enfrentar o Atlético Tucumán. Nessa época, os “Xeneize” só não venceram uma vez atuando como mandantes, frente ao Racing Club (2-1), em novembro.

Boas Apostas!