A Primeira Liga chamada de “Liga NOS” por motivo comercial até 2018 é o Campeonato Português, principal campeonato de futebol profissional de Portugal. Esta foi  sua 82ª edição disputada, com dezoito equipes, em trinta e quatro rodadas disputadas em pontos corridos, garante vaga para a Liga dos Campeões para os três primeiros colocados, o quarto e quinto lugar garantem vaga para a Liga Europa. Os dois últimos colocados, são rebaixados para participar da Segunda Liga (segunda divisão).

Nesta edição de 2015/16, tivemos como campeão o Benfica, que alcançou o terceiro título consecutivo sendo tricampeão da Liga NOS (2013/14, 2014/15, 2015/16).  O Benfica, é o maior detentor de títulos do campeonato português, são ao total 35 taças conquistadas. O Porto é o segundo maior detentor de títulos do campeonato português com 27 taças e o Sporting tem ao total dezoito títulos sendo o terceiro maior detentor de títulos. Temos ainda o Belenenses que foi campeão uma vez e o Boavista também uma vez, o resto dos times nunca foram campeões. Isto mostra que o campeonato português tem o Benfica, Porto e Sporting como os maiores e sempre favoritos a conquistar os títulos do campeonato português.

A campanha do campeão

Jogadores comemorando o título (Capitão Luisão levantando a taça).

Jogadores comemorando o título (Capitão Luisão levantando a taça).

O Benfica chegou na última rodada com oitenta e cinco pontos, dois a mais que o vice-líder Sporting que estava com oitenta e três pontos. O Sporting estava secando o Benfica que só dependia de si mesmo para conquistar o título. Jogando em casa na última rodada, o Benfica encarou o Nacional (11º) e venceu por 4×1. Os gols foram marcados por Gaitán (23’), Jonas (39’), Bryan Ruiz (71’) e Pizzi (83’), o Nacional descontou com Salvador nos acréscimos. Foram 65 mil torcedores que lotaram o estádio Esta vitória deu o título ao Benfica sem depender do resultado do Sporting, que mesmo goleando por 0x4 o Braga fora de casa, ficou com o vice-campeonato com dois pontos a menos.

Sua campanha conta com oitenta e oito pontos conquistados em trinta e quatro jogos. Foram vinte e nove vitórias, um empate e quatro derrotas. O melhor ataque da competição marcou oitenta e oito gols, uma média de 2.5 gols por partida.  O time do Benfica conta com vários atletas gabaritados que inclusive já serviram a seleção brasileira, como o goleiro Júlio Cesar, zagueiro Luizão que é o capitão da equipe e o atacante Jonas, que foi o artilheiro da equipe e que vamos comentar no próximo tópico.

Jonas, o artilheiro

Atacante Jonas comemorando gol pelo Benfica.

Atacante Jonas comemorando gol pelo Benfica.

Nesta temporada de 2015/16, além de ter sido campeão português, o Benfica também teve o artilheiro do campeonato. O atacante Jonas foi o artilheiro da competição com 32 gols marcados. Nos trinta e cinco títulos que o Benfica conquistou, em vinte e cinco vezes teve o artilheiro da competição. Um grande exemplo da importância do feito do atacante Jonas, é que nas temporadas de 2013/14 e 2014/15 o Benfica foi campeão mas não teve o artilheiro do campeonato, nestas ocasiões, o artilheiro foi Jackson Martínez do Porto.

Jonas chegou ao Benfica em setembro de 2014, foi o artilheiro do time na temporada 2014/15 com 20 gols marcados e agora na segunda temporada atuando pelo Benfica o atacante conquista a artilharia do campeonato português. Foram 21 gols marcados em casa e 11 gols fora de casa. Em nove jogos o atacante marcou um gol, em dez jogos marcou dois gols e em uma oportunidade o artilheiro marcou um hat-trick (três gols em uma única partida). Jonas foi eleito ainda o melhor jogador do campeonato da temporada pelos jornalistas portugueses.

O artilheiro do campeonato português da temporada 2015/16, já foi considerado o pior jogador do mundo quando em 2009 atuava pelo Grêmio e em um lance de ataque perdeu duas chances incríveis de gol no mesmo lance. Um jornal europeu deu o título para o atacante de “Pior jogador do mundo”, fato que o atacante minimizou e superou com muito trabalho e dedicação.

O atacante brasileiro também chegou a liderar a disputa pelo prêmio chuteira de ouro desta temporada de 2015/16, mas agora no final das competições, Jonas acabou ficando em quarto lugar com 32 gols e 62 pontos. O vencedor foi o uruguaio Suárez que marcou 40 gols e 80 pontos conquistados.

Boas Apostas!