Habitualmente atento aos valores emergentes do futebol mundial, o Bayern de Munique se chegou à frente para assegurar a contratação daquele que é considerado um dos jogadores mais promissores do futebol da América do Norte. Alphonso Davies já é jogador do time da Baviera.

Foto: "FC Bayern"

Foto: “FC Bayern”

O acordo foi confirmado pelo Bayern de Munique ao final da tarde de quarta-feira (25). O campeão germânico assegurou a contratação de Alphonse Davies, jovem canadense de apenas 17 anos que ao que tudo indica iniciará sua primeira experiência no futebol europeu em janeiro do ano que vem. Para assegurar o jogador que atua com a camisa dos Vancouver Whitecaps, o Bayern de Munique pagou 11,5 milhões de euros no imediato, mas o valor total da transferência poderá ascender aos 18. O vínculo assinado é válido até 2023.

Aproveitando a permanência em solo norte-americano para disputar a International Champions Cup, torneio que reúne alguns dos principais emblemas do futebol mundial, o Bayern de Munique fechou acordo com o jogador que, na nota emitida pelo clube alemão, já surge com a camisa vestida junto de Hasan Salihamidzic, diretos esportivo do clube que falou ao site oficial do clube sobre o jogador: “Alphonso Davies é um grande talento. Aos 17 anos, promete muito. Tem grandes habilidades e muitos clubes estavam interessados na sua contratação, portanto estou satisfeito ao ver que o jogador optou pelo Bayern”.

Quem é Alphonso Davies?

Se estreou com a seleção principal do Canadá aos 16 anos, participou da Gold Cup 2017 e leva três gols marcados em seis internacionalizações. Nasceu no Gana em fevereiro de 2000 e para além da canadense, também possui nacionalidade liberiano. Jogador de caraterísticas ofensivas, é pelos flancos que se sente melhor e se estreou no profissional com o escudo do Vancouver Whitecaps em 2016, time que disputa a Major League Soccer

Esta época, Davies leva três gols marcados e seis assistências em 20 partidas da Major League Soccer. Falhou os últimos dois desafios dos Vancouver por lesão, mas a tendência é que volte a atuar já na próxima rodada da Major League Soccer, frente ao Minnesota United. O jogador permanecerá no clube até janeiro, altura em que a mudança se concretizar, restando saber se terá lugar no elenco de Niko Kovac ou se rodará em um outro emblema para poder se acostumar à realidade do futebol europeu.

A transferência de Alphonso Davies para o Bayern de Munique quebra um recorde que durava há cerca de uma década. Em 2008, o atacante norte-americano Jozy Altidore se tornou no jogador a deixar a MLS pelo valor mais alto de sempre ao fechar com os espanhóis do Villareal.

Nas habituais declarações que sucederam à formalização do acordo, Aphonso Davies revelou que “sempre sonhou com um momento como este”, prometendo “dar tudo para aproveitar a oportunidade”.

Boas Apostas!