O Bayern de Munique foi o grande vencedor nessa rodada 10 da Bundesliga 2017/18. O time bávaro cumpriu na receção ao RB Leipzig e aproveitou o deslize do Borussia Dortmund na deslocação à casa do Hannover 96 para assumir o primeiro posto do campeonato alemão a título isolado.

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

Agora liderado por Jupp Heynckes, sucessor de Carlo Ancelotti no comando técnico, o Bayern de Munique passou para a frente do campeonato alemão. Em noite de receção ao RB Leipzig, terceiro colocado da tabela classificativa, o colosso da Baviera não falhou e triunfou por dois a zero.

A missão do Bayern de Munique ficou facilitada logo aos 13 minutos do primeiro tempo, altura em que o germânico Willi Orban recebeu ordem de expulsão por vermelho direto devido a uma entrada sobre Arjen Robben. Após analisar o lance no vídeo-árbitro, Daniel Siebert expulsou o atleta do time forasteir. Foi com naturalidade que, passados cerca de seis minutos, o colombiano James Rodíguez inaugurou o placard na Allianz Arena. A rede à guarda do goleiro húngaro Péter Gulácsi viria a mexer aos 38 da primeira etapa, na ocasião graças a um gol do inevitável Robert Lewadowski, líder da tabela de artilheiros da Bundesliga a par do gabonês Aubameyang – dez gols marcados cada.

A vencer por dois gols de diferença e frente a uma equipa reduzida a dez unidades, o Bayern tinha tudo para arrancar uma vitória mais expressiva, no entanto, em fim-de-semana que antecede compromissos para a Liga dos Campeões, o Bayern abrandou e a etapa complementar foi bem mais parada que o primeiro tempo, de tal forma que foram vários os torcedores que abandonaram o estádio ainda antes do apito final do desafio. A missão foi cumprida: o Bayern venceu e assumiu a liderança da Bundesliga, aproveitando da melhor forma (mais) um resultado negativo do Borussia Dortmund.

Perder a liderança em três rondas

Em apenas três rodadas, o Borussia Dortmund perdeu a liderança da Bundesliga, situação que nos remete para um cenário de micro crise junto da muralha amarela. O ciclo negativo começou a 14 desse mês de outubro, ocasião em que o Borussia Dortmund perdeu na receção ao RB Leipzig por três a dois. Seguiu-se um empate em Frankfurt diante do Eintracht e, nesse sábado (28), perdeu na deslocação à casa do Hannover 96 por quatro a dois, uma das boas equipas neste campeonato alemão que se está a intrometer na luta pelos lugares europeus. Jonathas deu vantagem ao time local, Zagadou empatou a favor do Dortmund aos 27, mas Bebou devolveria a vantagem ao time da casa antes do descanso. Yarmolenko reestabeleceu o empate aos 52, mas tudo ficou mais difícil quando o próprio Zagadou, autor do primeiro gol do Dortmund, foi expulso com vermelho direto. Felix Klaus fez o 3-2 para o Hannover 96 e a tarefa de fechar o placard caberia novamente a Bebou, a quatro minutos do fim. A pressão aumenta sob a equipe treinada por Peter Bosz que a meio da semana que se avizinha em mais um compromisso para a Liga dos Campeões, desta feita frente ao APOEL de Nicosia no Westfalenstadion.

Boas Apostas!