Holofotes apontados a Lyon e Liverpool. Esta terça-feira (19) se disputam mais dois compromissos relativos às oitavas da Liga dos Campeões 2018/19. O Barcelona visita de Ernesto Valverde viaja até França para enfrentar o Lyon, enquanto o vice-campeão europeu Liverpool se prepara para medir forças com o Bayern de Munique.

Lyon – Barcelona

Foto via "Give Me Sport"

Foto via “Give Me Sport”

Eliminatória entre dois emblemas que seguem invictos na presente edição da Liga dos Campeões europeus. O Lyon, time que travou o Manchester City por duas vezes na fase de grupos da competição, mede forças com o Barcelona, time que foi dos primeiros a garantir uma vaga nas oitavas.

O Lyon se estreou na fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/19 com uma surpreendente vitória em pleno Etihad, frente ao Manchester City (1-2) de Pep Guardiola. Nos cinco encontros seguintes, o time gaulês somaria mais cinco pontos, consequência de cinco igualdades consecutivas, sempre com golos. No fim das contas, ficaram para trás Shakhtar Donetsk e Hoffenheim, seguindo para as oitavas da prova juntamente com o Manchester City. Desde a temporada 2011/12 que o Lyon não alcançava as oitavas da competição, época em que os franceses caíram às mãos dos cipriotas do APOEL. O melhor desempenho do time na prova corresponde a uma chegada às semis na temporada 2009/10.

Nabil Fekir é a grande baixa para esse primeiro duelo, restando saber se Denayer e NDombele vão estar aptos para ir a jogo.

O Barcelona, candidato à conquista do troféu, foi dos primeiros emblemas a assegurar presença nas oitavas da Liga dos Campeões ao vencer o grupo B que integrava juntamente com Tottenham, Inter e PSV Eindhoven. Os sete pontos de vantagem são suficientemente elucidativos quanto à superioridade catalã face aos demais adversários.

Na briga pela revalidação do título espanhol, o Barça não relativiza a participação na”prova milionária” e Ernesto Valverde deixou isso bem claro ao poupar alguns habituais titulares no encontro com o Real Valladolid que terminaria com um triunfo “Culé” por um a zero, gol de Leo Messi na conversão de uma grande penalidade. O time do Camp Nou empatou três dos últimos cinco encontros que disputou e não tem estado ao melhor nível do ponto de vista exibicional, tanto que fez apenas dois gols nos últimos três encontros, registo abaixo da média. Veremos se o Barça vai “vestir o fato de gala” em noite milionária na Groupama Arena.

Barcelona e Lyon também mediram forças nas oitavas da Liga dos Campeões em 2008/09. Na altura, franceses e espanhóis empataram a um gol na ida, mas o duelo em Camp Nou terminou com vitória dos “Culés” por cinco a dois.

Liverpool – Bayern de Munique

O finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões tem mais uma missão de elevada dificuldade pela frente. Depois de ter superado PSG e Liverpool na fase de grupos,  time comandado por Jurgen Klopp vai medir forças com o Bayern de Munique, outro histórico do futebol europeu que venceu o grupo E sem derrotas.

Na Premier League, o Liverpool escorregou frente a Leicester (1-1) e West Ham (1-1) nas últimas semanas e permitiu que o campeão Manchester City recuperasse terreno. A pausa competitiva chegou em boa hora para a desgastada equipe do Liverpool que nesse final de semana não entrou em cena, uma vez que se disputaram encontros da FA Cup, prova que os “Reds” já não disputam. Jurgen Klopp conhece bem o futebol do país de onde é natural e tão bem o Bayern de Munique, seu grande rival enquanto orientou o Borussia Dortmund. Essa eliminatória servirá ainda para um reencontro entre Klopp e Robert Lewandowski, seu jogador em Dortmund que é hoje a principal referência de ataque do Bayern.

Do lado germânico, Niko Kovac chegou a estar com “pé e meio” fora da Allianz Arena no mês de novembro, mas a melhoria dos resultados esportivos, associada à aparente resolução de alguns problemas no vestiário, permitiram ao técnico croata continuar a orientar o time. Esse pós-pausa de inverno tem sido positivo em termos globais, uma vez que o time alemão venceu cinco dos últimos seis encontros que disputou, avançou na Copa da Alemanha e tem vindo a encurtar a distância para o líder Borussia Dortmund. Importa referir que ambas as equipas marcaram no últimos seis encontros disputados pelo Bayern.

Liverpool e Bayern não se enfrentam oficialmente desde a Recopa europeia 2001, ganha pelo Liverpool por três bolas a duas.

Boas apostas!