É um dos maiores clássicos do mundo do futebol e suscita paixões um pouco por todo o globo. Real Madrid e Barcelona se enfrentaram na noite de quarta-feira (27) naquele que foi o primeiro de dois duelos entre si agendados para esta semana, ambos no Bernabéu. O time “Culé” venceu por três a zero, anulou a desvantagem da partida de ida (1-1) no Camp Nou e ampliou seu registo positivo na capital espanhola.

Foto: "Quality Sport Images/Getty Images"

Foto: “Quality Sport Images/Getty Images”

O fator casa é sempre considerado na antecâmara um grande clássico e os embates que colocam frente a frente Real Madrid e Barcelona não são exceção. O primeiro “clássico” da semana no Bernabéu culminou com uma vitória por três a zero do time catalão que carimbou o passaporte para a decisão da Copa do Rei e esse resultado nos alerta para o quão bem sucedido tem sido o Barcelona atuando nos domínios do principal rival, bastando para tal proceder a uma análise às estatísticas recentes.

Histórico recente

O duelo entre Real Madrid e Barcelona dessa terça-feira foi o terceiro na atual temporada, mas apenas o primeiro no Bernabéu, dado que o compromisso válido pelo segundo turno do campeonato espanhol apenas se jogará nesse final de semana.

O triunfo do Barcelona no Bernabéu foi o quarto nos últimos cinco embates entre os dois times, estatísticas que demonstra a sobranceria que o Barcelona tem apresentado na capital. Mais que isso: em essas quatro vitórias, o time catalão se superiorizou por três ou mais golos de diferença em três ocasiões, deixando o rival a “zeros” (0-4; 0-3 e 0-3). Se aumentarmos a realidade considerada para os últimos dez jogos, a estatística é mais equilibrado, com cinco vitórias do Real Madrid, outras tantas do Barcelona e apenas um empate a uma bola, em 2013.

Em dez anos (2009/10 – 2018/19), a estatística dos confrontos entre Real Madrid e Barcelona no Bernabéu é favorável ao time “blaugrana”. Em 16 jogos, o Barcelona venceu nove, o Real Madrid levou a melhor em quatro e se verificaram três empates.

Golos

Na última década, os encontros disputados entre Barcelona e Real Madrid no Bernabéu tiveram sempre gols. De 10 de abril de 2010 (vitória do Barça no Bernabéu por 0-2) a 27/02/2019 (triunfo “Culé” por 0-3), se verificaram pelo menos dois gols em todos 16 confrontos entre os dois times. Em 11, as partidas tiveram três ou mais gols, tendência que se verificou em sete dos últimos oito duelos entre essas duas formações.

Real Madrid e Barcelona volta a medir forças no Santiago Bernabéu este sábado, a partir das 17h45 (horário de Brasília).

Boas apostas!