O Bayern de Munique pode ser atualmente o líder do Campeonato alemão, porém, quem tem o melhor jogador de linha do primeiro turno da competição é o Borussia Dortmund, atual sexto colocado. A equipe da cidade de Dortmund tem o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, que no último domingo ganhou o prêmio de melhor jogador de linha da primeira parte do Campeonato Alemão, superando até mesmo jogadores do Bayern de Munique.

Aubameyang jogando pelo Borussia Dortmund.

Aubameyang jogando pelo Borussia Dortmund.

A premiação é dada tradicionalmente pela revista alemã Kicker, onde mais de 200 jogadores que disputam a competição alemã participaram de uma enquete para elegerem os melhores jogadores, sejam de linha ou goleiro, da primeira parte do Campeonato Alemão. O atacante Aubameyang, de 27 anos, que atualmente é o artilheiro da competição com 16 gols marcados em 15 partidas, recebeu 33,6% dos votos, sendo eleito o melhor jogador de linha do primeiro turno com uma boa vantagem sobre o segundo e terceiro colocado. Na segunda colocação está Emil Forsberg, atacante sueco da surpresa da temporada, RB Leipzig, que recebeu 23,1% pelos cinco gols marcados e as nove assistências dadas durante a primeira parte da temporada 2016/17. Já na terceira colocação ficou o atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, que recebeu 14,3 % dos votos. Depois de 15 partidas disputadas pelo Campeonato Alemão, Aubameyang marcou 16 gols, ficando três gols a frente do segundo artilheiro da competição, Modeste, que marcou 13 gols pelo Colônia, e ajudando o Borussia Dortmund a estar na sexta colocação do Campeonato Alemão, estando na zona de classificação para a Liga Europa e dois pontos atrás da primeira equipe dentro da classificação para a Liga dos Campeões, Eintracht Frankfurt.

Na sequência da premiação dada pela revista alemã, o atacante Julian Draxler, que recentemente deixou o Wolfsburg para defender o Paris Saint-Germain, foi escolhido como a grande decepção da primeira parte do Campeonato Alemão, com 51,3% dos votos neste quesito, enquanto o atacante Thomas Muller, outro representante do Bayern de Munique que marcou apenas um gol até agora, ficou na segunda colocação, com 5,5% dos votos. Entre os goleiros, o craque Manuel Neuer foi eleito o melhor da primeira parte da Bundesliga.

Histórico do jogador Aubameyang

O atacante Pierre-Emerick Aubameyang vem sendo destaque tanto do clube alemão Borussia Dortmund quanto do futebol alemão e europeu. O jovem gabão naturalizado francês de 27 anos vive um grande momento na carreira e vem se consagrando na Bundesliga (Campeonato Alemão). Sua carreira futebolística iniciou no Milan em 2007 nas categorias de base e foi lançado profissionalmente em 2008/09 quando foi emprestado para o clube francês Dijon com 39 jogos e 10 gols, posteriormente em 2009/10 foi emprestado para outro clube francês Lille  com 24 jogos e 2 gols e em 2010/11 para o Monaco com 23 jogos e 2 gols. Em 2011 foi negociado com outro clube francês de 2011 a 2013 no Saint-Étienne com 96 jogos e 41 gols, onde finalmente conseguiu engrenar e recompensar o Saint-Étienne pelo voto de confiança  sendo um dos artilheiros da Ligue 1 (Campeonato da França) marcando 16 gols em 2011 e na temporada 2012/13 sendo o vice artilheiro da Ligue 1 com 19 gols.

Aubameyang atuando pelo Saint-Étienne.

Aubameyang atuando pelo Saint-Étienne.

Aubameyang teve passagens pela seleção francesa Sub-21 em 2009 e iniciou participações na seleção principal do Gabão e em 2012 participou das olimpíadas de Londres pela seleção Gabonesa.  Aubameyang chegou ao Borussia Dortmund em julho de 2013 com um contrato de cinco anos e desde então participou de 165 jogos com 100 gols marcados. Marcou seu primeiro gol pelo Borussia Dortmund em uma vitória contra o Napoli por 3×1 em jogo válido pela Liga dos Campeões. Em sua primeira temporada de 2013/14 de marcou 16 gols contando todas as competições que o Borussia participou. Na temporada seguinte de 2014/15, Aubameyang marcou 25 gols em 46 jogos. Na temporada de 2015/16 Aubameyang renovou seu contrato até 2020 e chegou ao final do primeiro turno da Bundesliga sendo o artilheiro da competição com 18 gols em 16 jogos e terminou a competição com 25 gols, como vice artilheiro, apenas atrás de Robert Lewandowski do Bayern de Munique que fez 30 gols.

Aubameyang foi também o primeiro jogador gabonês que venceu o prêmio African Footballer of the Year (Futebolista Africano do Ano), recebido pela CAF (Confederation of African Football). Agora na temporada de 2016/17 da Bundesliga, vem liderando a artilharia da competição com 16 gols marcados e foi eleito o melhor jogador do primeiro turno. Aubameyang tem tudo para conseguir fazer mais uma grande temporada pelo Borussia Dortmund neste ano de 2017.

Boas Apostas!