O Clube Atlético Mineiro conquistou a vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017 após terminar o Campeonato Brasileiro de 2016 na quarta colocação. O time também fez uma boa campanha na Copa do Brasil, porém acabou perdendo a final para o Grêmio Porto Alegrense.

Estádio Independência, casa do Atlético Mineiro na Libertadores.

Estádio Independência, casa do Atlético Mineiro na Libertadores.

O Atlético Mineiro é um time tradicional do futebol brasileiro, campeão brasileiro da Série A de 1971, Campeão da Copa do Brasil de 2014, Campeonatos Mineiros foram 44 títulos, Campeão da Copa Libertadores da América de 2013 e campeão da Recopa Sul-Americana de 2014/15. O Galo, como é conhecido o Atlético Mineiro, costuma mandar seus jogos no estádio Independência, que é propriedade do América Futebol Clube. Na Arena Independência ou  Horto como também é chamado o estádio, o Atlético Mineiro tem grande força, vencendo a maioria dos jogos que disputa como mandante, na Libertadores de 2017 não será diferente, o Galo irá contar mais uma vez com a força de sua torcida para vencer os jogos como mandante. A torcida do Atlético Mineiro é conhecida pelo famoso mantra “Eu Acredito!”, torcida que empurra o time e transforma o Independência em um verdadeiro alçapão para os adversários.

O elenco do Atlético Mineiro conta com jogadores consagrados como os atacantes Fred, Robinho e Lucas Pratto, este último que está em negociação e seu futuro deve ser a Europa, porém quem voltou para o Atlético Mineiro foi o atacante Rafael Moura, que estava emprestado para o Figueirense em 2016 e agora poderá ajudar o Galo na Libertadores de 2017. Outra novidade é o técnico Roger Machado, que teve boa passagem pelo Grêmio nas temporadas de 2015 e 2016, o que Roger mostrou durante seu período no Grêmio, garante que o Atlético Mineiro poderá contar com um sistema defensivo melhor do que teve em 2016, quando o ex-técnico Marcelo Oliveira foi bastante criticado pela inconstância defensiva do time. Agora em 2017, o Atlético Mineiro terá como principal competição a Copa Libertadores da América e é desta competição que vamos comentar a seguir.

O Grupo 6 da Libertadores 2017

Grupos sorteados pela CONMEBOL para a Libertadores 2017.

Grupos sorteados pela CONMEBOL para a Libertadores 2017.

Em sorteio realizado no final de dezembro em Assunção, no Paraguai, a Conmebol sorteou os duelos das primeiras fases e dos grupos da competição. Com os sorteios das bolinhas, o Atlético Mineiro que foi o cabeça de chave e a principal força do Grupo 6, terá como adversários   o Libertad do Paraguai, Godoy Cruz da Argentina e Sport Boys da Bolívia. O Atlético Mineiro é o único time do grupo que já foi campeão da Copa Libertadores da América.

Apesar de ser o franco favorito do Grupo 6, o Atlético Mineiro deve ter precaução, principalmente com o Libertad, do Paraguai, o qual tem grande força em seus jogos em casa. O Godoy Cruz da Argentina não passa por um bom momento e pode ser mais fácil, já o Sport Boys deve ser o saco de pancada do grupo. A logística do Atlético Mineiro também ficou confortável, já que deverá fazer voos de apenas uma conexão para Assunção no Paraguai, Gody Cruz na Argentina ou Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, isso evita gastos, desperdício de tempo e desgastes físicos com voos fretados. O Atlético Mineiro vai em busca do bicampeonato da Libertadores em 2017, já que o clube foi campeão em 2013. As datas dos  confrontos do Atlético Mineiro na Libertadores 2017 serão:

8/3 – 19h30 – Godoy Cruz x Atlético-MG
13/4 – 21h45 – Atlético-MG x Sport Boys
19/4 – 21h45 – Libertad x Atlético-MG
26/4 – 19h30 – Atlético-MG x Libertad
3/5 – 19h30 – Sport Boys x Atlético-MG
16/5 – 21h – Atlético-MG x Godoy Cruz

Raio-X dos adversários

Escudos dos times do Grupo 6 da Copa Libertadores de 2017.

Escudos dos times do Grupo 6 da Copa Libertadores de 2017.

O Libertad do Paraguai tem um estádio com capacidade para 10.500 torcedores e já teve 16 participações na Libertadores não conquistando nenhuma vez o título. O clube é o terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio com oito títulos conquistados.

O Godoy Cruz da Argentina tem um estádio com capacidade para 42.500 torcedores e fará sua terceira participação na Copa Libertadores, não conseguindo conquistar o título nas outras vezes que participou (2011 e 2012). O Godoy Cruz não vive um bom momento no atual Campeonato Argentino, estando na vigésima posição após quatorze rodadas.

O Sport Boys da Bolívia tem um estádio com capacidade para  17.000 torcedores e em 2017 fará sua estreia na Copa Libertadores da América. O estreante Sport Boys é da pequena cidade de Warnes, que fica perto de Santa Cruz de la Sierra, a cidade de Warnes tem apenas 300m de altitude, não influenciando no rendimento dos jogadores, grande preocupação dos brasileiros quando vão enfrentar times bolivianos. Atualmente, após vinte e duas rodadas, o time encontra-se na oitava colocação do Campeonato Boliviano.

Boas Apostas!