O Campeonato Brasileiro da Série B 2016 vai chegando ao final e já vai ficando claro quem são os times que tem possibilidades maiores de conseguir o acesso ao Campeonato Brasileiro de 2017, entre estes times, um já conseguiu decretar sua ida à elite do futebol brasileiro. Após 4 anos na Série B, o clube goiano Atlético-GO conseguiu novamente o acesso à elite do futebol brasileiro. O acesso foi conquistado com três rodadas de antecedência após vencer fora de casa o Londrina pelo placar de 2×3, jogo válido pela 35ª rodada de um total de 38. O Atlético-GO foi o primeiro time a conquistar o acesso e por estar com 67 pontos, 8 a mais que o vice-líder Bahia e o campeonato ainda ter três rodadas com 9 pontos em disputa, o time fica a apenas a uma vitória de conquistar o Campeonato Brasileiro da Série B de 2016.

História do Atlético-GO

Estádio Antônio Accioly, casa do Clube Atlético Goianiense.

Estádio Antônio Accioly, casa do Clube Atlético Goianiense.

O time goiano tem raízes no bairro de Campinas e tem o Dragão como mascote. Pioneiro no futebol de Goiânia, sendo a primeira equipe a conquistar um título estadual em 1994. Seus fundadores escolheram um uniforme semelhante ao do Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro, cores preto e vermelho em linhas horizontais, já o escudo ficou semelhante ao do São Paulo FC. O primeiro presidente do clube foi o responsável por conseguir o terreno para construir seu primeiro estádio, que levaria o nome do presidente Antônio Accioly.

Após más administrações no começo do século 21, o time passou por grave crise financeira e chegou quase a ser extinto. Nessa época, infelizmente o estádio foi abandonado e demolido, em 2003 pela primeira vez na história, o clube caiu para a segunda divisão do Campeonato Goiano, de onde conseguiu sair já n ano seguinte. Em 2005, com a ajuda de torcedores e da diretoria, o estádio Antônio Accioly foi reconstruído e o time conseguiu conquistar um título estadual após 19 anos de jejum, ser campeão da divisão de acesso e voltando à elite do futebol goiano. Em 2005. O Atlético-GO possui ao total, 11 títulos do Campeonato Goiano, duas conquistas da Série C do Campeonato Brasileiro (1990 e 2008). Em 2009, chegou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro Série B, conquistando o acesso a elite do futebol brasileiro pela primeira vez onde ficou até 2012, quando foi rebaixado novamente para a Série B, agora o time conquista novamente o acesso a elite. Durante este período, o Atlético-GO tem tido uma grande hegemonia no campeonato estadual, onde foi campeão em 2010, 2011, 2012 (vice-campeão), 2013 e 2014.

Campanha Série B 2016

Atacante Junior Viçosa, artilheiro do time com 9 gols.

Atacante Junior Viçosa, artilheiro do time com 9 gols.

O Atlético-GO fez uma campanha muito boa, esboçou que conquistaria o acesso de ponta a ponta, presente entre os quatro primeiros colocados em todas as rodadas da competição, somente com a exceção da 1ª rodada que por critérios de desempate ficou na 5ª colocação, mas com os mesmos 3 pontos do quarteto da faixa de acesso. Das 35 rodadas disputadas, em apenas oito delas não ficou pelo menos na vice-liderança, já tendo ficado durante nove rodadas na liderança contando com mais duas próximas que não pode ser alcançado. Até agora, em 35 rodadas, foram 19 vitórias, 10 empates e 6 derrotas, com 52 gols marcados e 31 sofridos.

Estando na liderança da competição, tem a chance de conquistar seu primeiro título do Campeonato Brasileiro da Série B, faltando apenas três rodadas, está a frente do vice-líder Bahia, Vasco e Avaí respectivamente. Uma única vitória garante o título da competição, agora o Atlético-GO tem pela frente o próximo jogo em casa contra o já rebaixado vice-lanterna Tupi, depois vai visitar o também já rebaixado Sampaio Corrêa que é o lanterna da competição e encerra esta temporada em casa contra o atual vice-líder da competição Bahia.

Boas Apostas!