Na Itália, o final de semana fica marcado pela “queda da cortina” na Série A 2018/19. Há muito que a Juventus ergueu mais uma edição do “scudetto”, mas há contas a fazer na derradeira rodada da competição, entre as quais as do acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.

Foto: "EFE"

Foto: “EFE”

Juventus e Napoli já têm as respetivas vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 assegurado, mas as duas outras destinadas a equipes italianas ainda não se encontram definidas.

A Atalanta chega nessa última rodada ocupando a terceira posição com 66 pontos, ao passo que a Inter é quarta com a mesma pontuação. Os dois times só dependem de si mesmos para alcançar o acesso à Liga dos Campeões, uma vez que só precisam vencer seus jogos. O time de Bergamo vai enfrentar o Sassuolo no Atleti Azzurri, ao passo que a Inter também joga em casa mas poderá ter a tarefa mais dificultada. Ainda que o Sassuolo seja teoricamente mais forte que o Empoli tal como se vê por via das situações classificativas, a verdade é que o Empoli joga no Meazza a continuidade na Série A, dado que está somente um ponto acima da linha de perigo.

A torcer por um deslize de Atalanta ou Inter de Milão está o AC Milan, na quinta posição com menos um ponto (65) que os dois adversários. O time “rossonero” viaja até o terreno do SPAL 2013 (já com a manutenção assegurada) em busca de uma vitória.

Já a Roma segue no 7º lugar com 60 pontos e está a três de Atalanta e Inter, equipes com os quais empatou ambos os confrontos. Frente ao time de Bergamo, se registaram dois empates a três gols, enquanto com a Inter empatou a dois no Olímpico e a uma bola no Meazza. Em termos de “goal average”, a situação é a seguinte: Atalanta (+29), Inter (+23), AC Milan (+18) e Roma (+17). O apuramento para a Liga dos Campeões já parece algo irrealista, mas com menos dois pontos que o AC Milan, a chegada na Liga Europa de forma direta poderá ser uma realidade. Importa referir que o time da capital recebe o Parma no Olímpico de Roma. O Torino segue na 7ª posição a três pontos da Roma, mas perdeu ambos os confrontos disputados entre os dois times para a Série A.

Boas apostas!