De volta à elite do futebol brasileiro, depois de terminar a Série B do Campeonato Brasileiro na terceira colocação, o Vasco da Gama vem se preparando para ter uma boa temporada, pensando em manter-se na elite do futebol brasileiro e quem sabe ficar na parte de cima da tabela da competição em 2017. Para isso, o clube carioca vem buscando reforços para o seu elenco, acertando no início do ano a contratação do atacante Muriqui.

Imagem divulgada pelo Vasco sobre a contratação de Muriqui.

Imagem divulgada pelo Vasco sobre a contratação de Muriqui.

A confirmação da contratação foi feita na última quinta-feira (05) através do site oficial do Vasco da Gama, onde além de afirmar que o atacante seria apresentado na sexta-feira, confirmou que outros reforços poderão chegar em breve. “O atacante Muriqui será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (06/01) como reforço do Vasco para a temporada de 2017. […] Muriqui é o segundo dos reforços que serão apresentados neste período de pré-temporada. Novos nomes terão confirmação nos próximos dias”. O atacante Muriqui tinha pendências com seu agora ex-clube, o FC Toquio, do Japão, que liberou o brasileiro do seu pré-contrato existente e a documentação, última pendência entre as partes, chegou ao fim na noite da sexta-feira (06), permitindo assim o Vasco sacramentar a contratação, acertando um contrato de dois anos com o jogador, sendo que esse período do vínculo poderá mudar caso Muriqui não atinja algumas metas.

O atacante já estava usando as dependências do Caprres, o Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo do Vasco, onde vinha mantendo a forma, e na quinta-feira chegou a participar de um treinamento junto ao elenco vascaíno, comandado pelo treinador Cristóvão Borges, antes mesmo de ser anunciado pela equipe carioca. Além da contratação de Muriqui, o Vasco da Gama está atrás de mais um atacante, tentando há algum tempo a contratação de Luis Fabiano, que estava no futebol chinês. A equipe carioca espera que as negociações com Luis Fabiano se encerrem positivamente na próxima quarta-feira, quando o elenco vascaíno viajará para os Estados Unidos para a disputa do torneio de pré-temporada, Flórida Cup, por duas semanas. A busca por atacante pode ser justificada pela possível saída do atacante Nenê, que demonstrou certa vontade de deixar o Vasco da Gama por estar tendo problemas para manter-se próximo de suas filhas. No último ano, o jogador foi o artilheiro da equipe carioca, marcando 21 gols durante o ano de 2016.

O atacante Muriqui

Muriqui vencedor de vários prêmios e artilharias em 2011.

Muriqui vencedor de vários prêmios e artilharias em 2011.

A diretoria do Vasco da Gama vem se preparando para a temporada de 2017 e já anunciou a contratação do atacante Luiz Guilherme da Conceição Silva, ou como é conhecido, Muriqui. O experiente atacante de 30 anos pertencia ao Al-Sadd do Catar e estava atuando emprestado no Japão pelo Tokyo B.

Muriqui é um brasileiro nascido em 1986 em Mangaratiba no Rio de Janeiro e iniciou sua trajetória no Madureira Esporte Clube  em 2001 com 15 anos de idade. Em 2004 estreou na equipe profissional do Madureira. Logo no primeiro ano de profissional, foi emprestado para vários clubes, Vasco da Gama, Paysandu, Iraty e Avaí, voltando a atuar pelo Madureira em 2008 sendo artilheiro da Taça Guanabara com 7 gols. Em 2008 assinou contrato com o Desportivo Brasil e iniciou uma nova sequência de empréstimos,  Vitória, Ituano, Avaí e Atlético Mineiro, onde conquistou seu primeiro título na carreira, o Campeonato Mineiro de 2010.

Em 2010 iniciou sua carreira internacional, foi para o futebol chinês para atuar pelo Guangzhou Evergrande onde viveu grandes conquistas e uma ótima fase de sua carreira, Muriqui iria se tornar o maior ídolo da história do Guangzhou Evergrande. Com 77 gols em 133 partidas, Muriqui ajudou o Guangzhou Evergrande a conquistar diversos títulos como a China League One (2ª divisão) em 2010, três Super Liga Chinesa de 2011, 2012 e 2013, a Chinese FA Cup de 2012, a Supercopa da China de 2012 e a Liga dos Campeões da AFC de 2013. Neste período Muriqui também conquistou diversos prêmios individuais, entre eles o Jogador do Ano (Confederação Chinesa de Futebol) em 2011, MVP (Jogador Mais Valioso) da Super Liga Chinesa de 2011, Seleção da Super Liga Chinesa de 2013, Time dos Sonhos da Liga dos Campeões da AFC de 2013, Melhor jogador da Liga dos Campeões da AFC de 2013 e Melhor Jogador Estrangeiro da AFC de 2013.  Pelo Guangzhou Evergrande, Muriqui conquistou também diversas artilharias, 14 gols na China League One em 2010, 16 gols na Super Liga Chinesa de 2011, 4 gols na Copa Chinesa de 2011, 13 gols na Liga dos Campeões da AFC de 2013 e ainda tem o título de Maior Artilheiro do Guangzhou Evergrande até hoje com 77 gols.

Boas Apostas!