O atacante Jô que foi formado nas categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista, passou por times como Manchester City, Galatasaray, atuou nos Emirados Árabes, na China e tem várias passagens pela seleção brasileira, agora depois de 11 longos anos, o atleta retorna ao Corinthians.

Atacante Jô assinando o novo contrato com o Corinthians.

Atacante Jô assinando o novo contrato com o Corinthians.

Nesta última quarta-feira, o atacante assinou um contrato até o fim de 2019, embora já esteja treinando no CT Joaquim Grava, o jogador deverá estrear somente em 2017, já que as inscrições para o Campeonato Brasileiro estão encerradas. Jô já tinha passado por exames médicos na semana passada e foi aprovado, o jogador de 29 anos participou da última Copa do Mundo com a camisa 21. O atleta estava sem clube desde o mês de julho, quando rescindiu seu contrato com o clube chinês Jiangsu Suning, portanto o Corinthians não irá ter custo algum na contratação do atacante. “Venho recebendo grande apoio e elogios fora de campo. Infelizmente esse ano eu não posso ajudar dentro de campo, mas vou estar aqui e ajudar no que puder para fazer o melhor na volta para casa” comentou o atacante que pretende ajudar o setor ofensivo do Timão na temporada de 2017.

Carreira

Jô e Ronaldinho Gaúcho, campeões da Libertadores em 2013.

Jô e Ronaldinho Gaúcho, campeões da Libertadores em 2013.

O atacante canhoto Jô foi formado nas categorias de base do Corinthians, onde chegou em 2000 quando ainda tinha apenas 13 anos de idade. Em 2002 já figurava entre os profissionais e em 2003, com apenas 16 anos de idade, Jô foi o mais novo jogador a estrear na equipe profissional do Corinthians (19/07/2003) e também o mais novo jogador a marcar um gol pela equipe profissional do Corinthians (24/08/2003), na vitória de 3×1 sobre o Internacional. Jô ficaria no Corinthians até 2005, fazendo 18 gols em 115 jogos nesta primeira passagem pela equipe profissional do Timão. Neste período participou das conquistas do Campeonato Paulista de 2003, Campeonato Brasileiro de 2005 e Troféu Osmar Santos de 2005.

Em 2005 Jô foi para o clube russo CSKA Moscou, onde ficou até 2008, fazendo 47 gols em 83 jogos. Neste período foi campeão russo de 2006, conquistou também duas Copas da Rússia (2005/06 e 2007/08) e duas vezes campeão da Supercopa da Rússia (2006 e 2007). O desempenho do jovem atacante chamou a atenção do gigante inglês Manchester City, que o contratou em 2008, conquistando a FA Cup 2010/11, porém sem muito rendimento foi emprestado para outro clube inglês Everton, onde também não foi bem, em seguida foi emprestado para o clube turco Galatasaray onde teve aproveitamento baixo. Em 2011 retornou ao Brasil, onde atuou pelo Internacional, que apesar de participar das conquistas da Recopa Sul-Americana de 2011, campeão Gaúcho de 2012 e da Taça Farroupilha de 2012, não conseguiu engrenar novamente.

Em 2012, chegou ao Atlético Mineiro para viver um bom momento na carreira, com 39 gols em 127 jogos, Jô ajudou o time nas conquistas de dois Campeonato Mineiros (2013 e 2014), Copa Libertadores da América (2013) sendo o artilheiro da competição com 7 gols marcados, Recopa Sul-Americana (2014) e Copa do Brasil (2014). Em 2015 Jô foi para o Emirados Árabes atuar pelo Al-Shabab fazendo 16 gols em 19 jogos, em 2016 foi para o futebol chinês atuar pelo Jiangsu Suning, onde fez 9 gols em 24 jogos. Em julho deste ano o atleta rescindiu seu contrato com o clube chinês e agora retorna ao Corinthians com contrato até 2019.

Reviravolta na vida fora de campo

Jô revela mudança de vida após conversão religiosa.

Jô revela mudança de vida após conversão religiosa.

Em entrevista a um canal de programa esportivo, Jô comentou sobre o seu grande sucesso atuando pelo Atlético Mineiro que contava com o craque Ronaldinho Gaúcho, o qual foi algoz de polêmicas na carreira do atacante Jô, os quais saíam juntos em baladas e noitadas, muitas vezes levou a mídia questionar seu rendimento oscilante do atacante Jô dentro das quatro linhas. Ao comentar sobre o seu antigo companheiro de equipe Ronaldinho Gaúcho, Jô evitou julgá-lo e disse: “Tenho certeza vou determinar espiritualmente para que o Ronaldo encontre Deus na vida dele”. O jogador recentemente afirma ter mudado de vida,  após anos envolvido com álcool e noitadas, hoje ele está convertido a um novo estilo de vida. O jogador encontrou um novo caminho, decidiu seguir a religião evangélica, Jô afirma estar há dois anos sem beber tem reestruturado sua vida em família, buscando uma nova chance de construir uma nova história. O jogador acredita que o vício em álcool e noitadas, o impediu de chegar mais longe tanto nos clubes quanto na seleção brasileira. O jogador afirma que hoje mantém distanciamento do ex-colega de trabalho Ronaldinho Gaúcho e não vive mais do jeito que hoje considera ser nocivo a vida de um atleta.

Hoje ele admite que vive outra vida, sem beber e com uma vida regrada com descanso e alimentação correta, o jogador está bastante ligado à religiosidade, tem passado mais tempo com a família e pensa em alcançar uma estabilidade na carreira de jogador de futebol. Jô inspira-se no ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, o qual é um ídolo para Jô. O exemplo que Ronaldo Fenômeno nos deixou, foi uma história de superação, esperamos que agora Jô possa superar esta fase ruim e possa voltar a fazer muitos gols no ataque do Corinthians.

Boas Apostas!