A época esportiva avança e surgem os primeiros levantamentos estatísticos dos principais campeonatos europeus. Os apostadores olham para esses dados com particular interesse e hoje procedemos à recolha dos times que menos gols têm sofrido nos cinco principais campeonatos europeus (Premier League, La Liga, Série A, Bundesliga e Ligue 1). Curiosamente, nenhum time alemão está entre as dez defesas menos vazadas da Europa. Esses dados consideram apenas encontros relativos aos campeonatos em causa.

Manchester City apresenta a melhor defesa

Foto via "Sapo"

Foto via “Sapo”

Líder de tantos outros rankings, o Manchester City apresenta a zaga menos vazada dos cinco principais campeonatos europeus. O time mandado por Pep Guardiola que conta com o brasileiro Ederson na defesa das redes encaixou apenas três gols em dez rodadas da Premier League, apresentando simultaneamente o melhor ataque com 27 gols apontados. De resto, há 600 minutos que o internacional pela “Canarinha” não sofre gols para o campeonato. Na segunda posição, o Liverpool, emblema que também segue na frente e tem mais um gol sofrido. Há duas semanas atrás, no confronto entre si, City e Liverpool empataram sem gols.

O “top 3” é fechado por um time que já é figura habitual nesses rankings: o Atlético de Madrid continua a ser um conjunto bem consistente em termos defensivos e apresenta uma média de 0,5 gols sofridos por jogo, uma vez que encaixou cinco tentos em dez partidas na atual edição da La Liga. Os “Colchoneros” são o único time espanhol que consta no “top 10” de zagas menos batidas dos maiores campeonatos europeus.

O representante italiano mais acima nessa lista é o Inter, na quarta posição. A rubricar uma boa temporada, o time mandado por Luciano Spalletti encaixou seis gols em dez desafios, tantos quanto os franceses do PSG na Ligue 1, emblema que fecha o “top 5”.

Três surpresas 

Verificar que Manchester City, Liverpool, Atlético de Madrid, Inter e PSG constam entre as zagas com menos gols encaixados não surpreende, mas o mesmo não se poderá dizer de três dos restantes cinco emblemas que completam esse “top 10”. O Real Valladolid (La Liga), o Montpellier (Ligue 1) e a Sampdoria (Série A) são presenças algo surpreendentes nessa lista, embora estejamos numa fase ainda prematura da temporada. A Juventus e o Chelsea completam o “top 10” e esses últimos cinco times têm todos sete golos sofridos cada, embora o Montpellier tenha mais um jogo disputado (11) que os demais.

Reims ao lado do City em jogos sem sofrer golos

No ranking que considera o número de jogos sem sofrer gols, o Manchester City também lidera, no entanto, surge acompanhado de um emblema que nem consta entre as zagas menos vazadas. Falamos dos franceses do Reims que, tal e qual como os “Citizens”, mantiveram suas redes invioláveis em sete partidas na atual temporada. As goleadas sofridas frente ao Amiens (4-1) e ao PSG (4-1) afastam o time da lista de zagas com menos gols consentidos.

Boas apostas!