O francês Arsène Wenger de 66 anos, foi indagado sobre o significado da palavra técnico e ele respondeu: “Eu acredito que ser técnico tem haver com paixão, sobre quanto você deseja vencer, o quanto você deseja contribuir para o desenvolvimento do seu time, do seu clube”. Em sua longa trajetória no futebol, o francês atuou como jogador na posição de zagueiro. Com seus 1.93 m de altura, foi revelado pelo clube francês AS Mutzig, estreou como profissional no clube francês FC Mulhouse, teve passagem pelo ASPV Strabourg e encerrou sua carreira no RC Strasbourg. Em 1987, Arsène Wenger atuou como treinador em seu primeiro clube, o clube francês Nancy, em 1987 foi para o AS Monaco e em 1995 foi para o Japão treinar o Nagoya Grampus Eight. Em 1996, mais precisamente no dia 1º de outubro, o técnico chegou no Arsenal para ficar por duas décadas e ainda continua sendo o técnico do Arsenal até hoje. “Eu aprendi a amar o futebol inglês. Sempre me impressionei com ele antes, mas aprendi a cultura do país com o tempo e, principalmente, a cultura do Arsenal Football Club”, afirmou o experiente técnico.

O Arsenal Football Club é um dos mais tradicionais clubes de futebol da Ingaterra. Com sede em Londres, participa da elite do futebol inglês, a Premier League (Campeonato Inglês). Além da Premier League, o time constantemente disputa a Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e a Liga dos Campeões. Os destaques do time do Arsenal são os seguintes jogadores. O atacante chileno Alexis Sánchez de 27 anos, o atacante inglês Theo Walcott de 27 anos e o meia alemão Mesut Ozil, também de 27 anos.

A taça almejada

Belletti levantando a taça da Liga dos Campeões de 2006. O Barcelona venceu o Arsenal na final por 2x1.

Belletti levantando a taça da Liga dos Campeões de 2006. O Barcelona venceu o Arsenal na final por 2×1.

Atualmente disputando a Premier League e a Liga dos Campeões, o Arsenal está na terceira posição na tabela de classificação da Premier League com cinco vitórias, um empate e uma derrota. Depois de uma estreia frustrante, onde perdeu em casa por 3×4 para o Liverpool e um empate fora de casa por 0x0 contra o atual campeão inglês Leicester City, o técnico Arsène Wenger endireitou o time e na sétima rodada o time já são cinco vitórias consecutivas. Desde que o técnico chegou ao Arsenal em 1996, já foram três conquistas da Premier League (1997/98, 2001/02 e 2003/04), sem contar outras conquistas como seis Copas FA, seis Super Copas da Inglaterra, quatro Emirates Cup e uma Premier League Asia Trophy.

Mesmo tendo conquistado tantos títulos, existe uma taça que está sendo perseguida há muito tempo, a taça de campeão da Liga dos Campeões, o maior torneio entre clubes da Europa. Sob o comando de Arsène Wenger, o Arsenal tem tido presença constante na Liga dos Campeões, são impressionantes dezenove participações consecutivas no principal torneio da Europa.

“O Arsenal quer estar entre os melhores e ser comparado com os melhores, então só existe um jeito de fazer isso, que é jogando a Liga dos Campeões. Acredito que a consistência em alto nível é o mais difícil, não ficar um ano sequer fora da Liga dos Campeões, e o Arsenal é o único time que fez isso na Inglaterra”. O mais perto que o Arsenal chegou de conquistar a Liga dos Campeões foi em 2006, quando chegou a final do torneio contra o Barcelona. O Arsenal mesmo saindo na frente com gol de Campbell aos 37’, acabou perdendo de virada por 2×1, com gol de Eto’o aos 76 e do brasileiro Belletti aos 81’. O técnico Arsène Wenger segue no comando do Arsenal buscando a taça tão almejada. Atualmente o Arsenal está disputando uma vaga para as oitavas de final da competição. O Arsenal está no Grupo A, liderando com quatro pontos após um empate na casa do PSG por 1×1 e uma vitória em casa contra o Basel por 2×0.

Boas Apostas!