A Rússia nunca foi dona de grande tradição no futebol, assim por muitas vezes não conseguiu nem ao menos se classificar para a Copa do Mundo, além disto, seu elenco nunca contou com grandes jogadores e diante de tudo isto a Rússia por muitas vezes não apresentou grande qualidade, porém desta vez tudo foi diferente, e mesmo já estando eliminada, ainda assim levou grandes alegrias e orgulho para toda a sua população.

Bom desempenho

Logo na estreia, a Rússia enfrentou a Arábia Saudita, dominando totalmente a partida e vencendo pelo placar de 5X0. Apesar da limitação do seu oponente, ainda assim mostrou forte desempenho ofensivo, pois de qualquer maneira nunca é simples marcar cinco gols em um jogo de Copa do Mundo. Na segunda rodada, enfrentou o Egito, o qual contava com Mohamed Salah, e ainda assim conquistou outra vitória, desta vez pelo placar de 3X1, chegando então a oito gols marcados em dois jogos do mundial, o que deixou claro e evidente o bom desempenho do seu setor ofensivo. Sua primeira derrota aconteceu na última rodada da fase de grupos, perdendo por 3X0 para o Uruguai, este então foi o primeiro jogo onde a Rússia não balançou as redes. Porém ainda assim a Rússia avançou para as oitavas de final mostrando boas virtudes e força no elenco, como por exemplo o ofensivo Cheryshev o qual estava até lutando pela artilharia, junto com Lukaku, Cristiano Ronaldo e Harry Kane. Nesta caminhada na Copa do Mundo, a Rússia enfrentou a Espanha nas oitavas de final, surpreendendo a todos após empatar no tempo normal, persistir com o empate na prorrogação e então vencer na cobrança de pênaltis, assim mesmo sem ser dona do favoritismo, ainda assim conquistou a classificação. Nas quartas de final a Rússia mais uma vez levou alto desempenho a campo, fazendo um ótimo jogo diante da Croácia, porém acabou sendo derrotada nas cobranças de pênaltis. Mesmo com a eliminação, muitos aplaudiram a seleção e por todo o estádio era possível escutar frases de apoio, já que a população sabe que o elenco não é estrelado, mas ainda assim se superou em campo, e o fato de chegar as quartas de final e ainda lutar até o último minuto, foi motivo de orgulho a todos.

Expectativa para o futuro

“Confiávamos em nós mesmos. Nós só conseguiríamos provar nosso valor trabalhando duro, acredito que as pessoas não apenas começaram a confiar, como também se apaixonaram por nós. Desde o primeiro segundo que montei este time, eu sabia para onde ele estava indo, nós conseguimos, acredito, mas é hora de dar um passo adiante.” disse Cherchesov.

Frases como estas, deixam claro e evidente todo o bom rendimento russo, a satisfação na confiança da população e também o orgulho nacional, ou seja, a Rússia levou alegria para muitas pessoas, as quais acompanharam de maneira emocionada o rendimento da seleção dentro de campo. Agora é preciso aproveitar o bom momento, continuar evoluindo, buscar maior conhecimento, aproveitar para incentivar a nova geração e então sonhar com um desempenho ainda maior nos próximos mundiais. Mesmo sem o título, a Rússia pode dizer que a Copa do Mundo de 2018 foi um sucesso e que mesmo com algumas dificuldades ou lágrimas (na eliminação diante da Croácia), ainda assim a seleção foi eliminada de cabeça erguida.

O futebol atingiu até os mais altos níveis da sociedade, onde o porta-voz da presidência russa, Peskov disse: “O presidente assistiu ao jogo e sofreu”. O presidente Putin disse: “Nosso time perdeu de uma maneira honesta, num jogo bonito. Mas, para nós, são grandes companheiros, são heróis. Eles morreram em campo. Estamos orgulhosos deles”.