O Campeonato Paulista 2016 terá início em pouco mais de uma semana e promete agitar o início de temporada do futebol brasileiro. Considerado o melhor estadual do Brasil, conta com grandes equipes do cenário nacional e ainda com times do interior que sempre fazem jogo duro frente aos grandes de São Paulo.

História

Charles Miller trouxe o futebol ao Brasil e foi artilheiro do primeiro Paulistão.

Charles Miller trouxe o futebol ao Brasil e foi artilheiro do primeiro Paulistão.

O Campeonato Paulista é um torneio centenário que teve início em 1902, apenas oito anos depois de Charles Miller trazer o futebol da Inglaterra para o Brasil. O campeonato, em sua primeira edição, contava com apenas cinco equipes e foi vencido pelo extinto São Paulo Athletic Club que contava com nada menos que o próprio Charles Miller no elenco, jogador que se tornaria o primeiro artilheiro da história do Paulista.

De lá para cá, mais 124 edições do campeonato foram disputadas, sendo este o estadual mais antigo do Brasil. O Paulistão, como é conhecido o torneio, teve como participantes grandes nomes do cenário nacional e mundial, sendo o principal deles o maior jogador de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. O craque do Santos participou de 18 edições entre 1957 e 1974, tendo jogado 412 jogos e marcado 470 gols, média de mais de um gol por jogo.

Pelé marcou 58 gols no Paulista de 1958, feito nunca superado.

Pelé marcou 58 gols no Paulista de 1958, feito nunca superado.

Os maiores vencedores do torneio até hoje são Corinthians com 27 conquistas, Palmeiras com 22 títulos e São Paulo e Santos com 21 triunfos na competição. O Timão, maior campeão, tem entre as 27 conquistas, 5 títulos invictos, e ainda conseguiu por 3 vezes conquistar três títulos em sequência, marca igualada apenas pelo Santos dos times que existem até hoje.

Pelé é o maior artilheiro em uma única edição com impressionantes 58 gols em 38 jogos no campeonato de 1958.  A segunda e terceira melhores marcas também pertencem ao rei do futebol com 49 gols em 1965 e 47 tentos em 1961. Os maiores públicos se deram na década de 70, sendo o terceiro maior um jogo entre São Paulo e Santos onde o tricolor paulista venceu por 1 a 0 frente a 122 mil torcedores, o segundo jogo entre Palmeiras e Santos para 127 mil pessoas e por fim, o maior público de todos os tempos se deu em uma vitória da Ponte Preta sobre o Corinthians por 2 a 1 em 1977 para absurdos 146 mil amantes do futebol no Estádio do Murumbi.

Edição 2016

O Paulistão 2016 contará com a participação de 20 times divididos em quatro grupos:

Grupo A: Santos, Botafogo-SP, Linense, Oeste e São Bento

Grupo B: Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novo Horizontino

Grupo C: São Paulo, Audax-SP, Capivariano, Ferroviária e XV de Piracicaba

Grupo D: Corinthians, Água Santa, Mogi Mirim, Red Bull Brasil e Rio Claro

Santos busca revalidar o título de 2015.

Santos busca revalidar o título de 2015.

Na primeira fase, os times de cada grupo enfrentarão apenas adversários de outros grupos em jogo único, em um total de quinze rodadas. Os dois melhores classificados em cada chave farão as quartas de finais e se enfrentarão em apenas uma partida para avançar à próxima fase, tendo o time de melhor campanha dentro do seu grupo a vantagem de disputar este jogo diante de seu torcedor. Quem avançar joga a semi novamente em jogo único, com disputa de pênaltis caso a partida termine em igualdade. Apenas as finais serão disputadas em dois jogos, sendo o time de melhor campanha na fase classificatória a disputar o segundo jogo em seu estádio.

Uma interessante mudança ocorrida em 2016 com relação a torneios passados é que técnicos não poderão se mudar para outros clubes que disputam a mesma edição do torneio. Outra mudança fica por conta de que não mais quatro e sim seis equipes serão rebaixadas no torneio, sendo elas as de piores desempenhos na classificação geral da primeira fase, independente de como terminou posicionada dentro de seu grupo. Por exemplo, poderá haver grupos em que nenhum time foi rebaixado enquanto outros grupos podem ter vários a disputar a segunda divisão no Paulista do ano que vem, tudo dependerá da classificação geral da primeira etapa do Campeonato Paulista.

Os favoritos

Os quatro grandes de São Paulo são os favoritos para conquistar o título.

Os quatro grandes de São Paulo são os favoritos para conquistar o título.

Os favoritos, como não poderiam deixar de ser, são os quatro grandes times do estado: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Porém o Paulistão sempre apresenta algumas surpresas do interior, sendo que nos últimos seis torneios, três equipes do interior chegaram a decisão, inclusive com o título de 2014 para o Ituano, da cidade de Itu, 75 quilômetros da capital. Os clubes do interior aparecem forte para este campeonato por ele dar vagas para a disputa da Copa do Brasil e, também, pelo Paulistão ser historicamente uma grande vitrine de contratações de grandes clubes brasileiros na disputa dos campeonatos nacionais. Por isso os empresários de jogadores brasileiros preferem que seus atletas disputem o estadual de São Paulo por um clube menor nacionalmente a disputar um estadual de menos visibilidade por um time maior e este é o motivo que vários times do interior são quase que completamente desmontados ao fim da competição.

O Santos é o atual campeão do Campeonato Paulista e chegou nas últimas sete finais do torneio, tendo ganhe quatro delas. A equipe sempre dá muito valor para este campeonato e conseguiu manter sua base com relação ao time que terminou a temporada de 2015. A contratação de destaque para este ano fica por conta do atacante Paulinho, vindo do Flamengo.

O Corinthians está entre um dos favoritos por ser o maior vencedor do torneio e por possuir um dos melhores, senão o melhor técnico em atividade no Brasil. A última vez que foi campeão foi no ano de 2013, mas o Timão não deverá ter vida fácil devido ao desmanche que vem ocorrendo na equipe. Até agora o técnico Tite perdeu quatro titulares importantíssimos: o zagueiro Gil, os meias Jadson e Renato Augusto e o atcante Vagner Love. Para suprir estas saídas, a equipe contratou os meia atacantes Guilherme, vindo do galo e Marlone proveniente do Sport de Recife.

O Palmeiras disputará seu primeiro torneio da temporada após terminar 2015 em alta com o título da Copa do Brasil. A equipe manteve seus principais atletas e ainda trouxe o meio de campo Jean, com passagens pela Seleção Brasileira e que veio contratado junto ao Fluminense. Juntam-se a Jean contratações de atletas que fizeram um bom Campeonato Brasileiro no ano passado como o meia Régis do Sport e o atacante Erik e o meia Rodrigo do Goiás.

O São Paulo quer iniciar 2016 da melhor forma possível após vários problemas extracampo no ano passado. A equipe não ganha o Paulistão desde o ano de 2005 e se reforçou com o treinador bicampeão da Libertadores Edigardo Bauza, o zagueiro campeão mundial pela equipe Diego Lugano e, ainda, o atacante Kieza que fez bela temporada na série B pelo Bahia em 2015. Por outro lado, o time terá que conviver com a aposentadoria de seu ídolo Rogério Ceni, além das saídas dos atacantes Luis Fabiano que foi para a China e Alexandre Pato que retorna ao Corinthians por ter chegado ao fim seu empréstimo com o tricolor.

Vale ainda ficar de olho em algumas equipes do interior que vem desenvolvendo um belo trabalho em suas categorias de base e podem começar a colher os frutos já nesse ano. São eles Audax-SP e Red Bull Brasil, que além do investimento em jovens contam também com o apoio de grandes empresários do futebol brasileiro.

O Campeonato Paulista 2016 começará no dia 30 de janeiro e vale a pena ser acompanhado pelos amantes do futebol. O melhor estadual do Brasil é garantia de bons jogos, de dificuldades para as equipes grandes e ainda de surgimento de novos craques que em breve estarão fazendo ótimos trabalhos em equipes de ponta do cenário Nacional.

Boas Apostas!