Em 2016, estamos disputando a 59ª edição do Campeonato Brasileiro Série A, é a 13ª edição disputada por pontos corridos, sistema que deve permanecer para os próximos anos devido a justiça de o melhor time durante toda a temporada acabar levando o título. Campeonato disputado entre vinte equipes que se enfrentam em turno e returno em 38 rodadas. O campeonato assegura vaga para a Copa Libertadores da América aos quatro primeiros colocados, juntamente com o campeão da Copa do Brasil. Os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série B do brasileiro.

Taça que será entregue ao campeão do brasileirão 2016.

Taça que será entregue ao campeão do brasileirão 2016.

Os maiores campeões do Campeonato Brasileiro da Série A são Palmeiras e Santos F.C., ambos com oito conquistas. São Paulo F.C. e Corinthians vem logo na sequência com seis títulos cada, Flamengo tem cinco taças, Cruzeiro, Vasco da Gama e Fluminense com quatro conquistas cada um, o Internacional com três, o Grêmio, Botafogo e Bahia cada um com dois títulos cada um. Os clubes que tem apenas um título do Campeonato Brasileiro Série A em toda sua história são: Atlético Mineiro, Guarani, Atlético Paranaense, Coritiba e Sport Recife. O maior artilheiro em uma única edição até hoje é o centroavante Washington “Coração de Leão”, com 34 gols na edição de 2004, pelo Atlético Paranaense, ano em que o clube foi vice-campeão brasileiro.

Os melhores mandantes do primeiro turno de 2016

Arena Atlético Paranaense, casa do melhor mandante do primeiro turno.

Arena Atlético Paranaense, casa do melhor mandante do primeiro turno.

No final deste primeiro turno, 19ª rodada, tivemos a Sociedade Esportiva Palmeiras como primeiro colocado com 36 pontos, sendo vencedor simbólico do primeiro turno. Geralmente, esta vantagem é bastante considerável, já que a maioria dos times que acabam em primeiro lugar ao final do primeiro turno, são geralmente favoritos ao título, porém este ano a disputa está muito equilibrada, tendo por exemplo o Santos F.C. em quinto lugar com 33 pontos, ou seja, apenas três pontos atrás do líder Palmeiras. A tendência é que tenhamos um segundo turno bastante disputado.

Os melhores mandantes deste primeiro turno foram o Atlético Paranaense e o líder Palmeiras. O líder Palmeiras, tem um aproveitamento em casa com oito vitórias, um empate e uma derrota em dez jogos disputados em casa, conseguindo assim um aproveitamento de 83.33%. Por ter feito uma partida a menos que o Palmeiras em casa, e por não ter perdido nenhuma partida, o Atlético Paranaense foi o melhor com 85.19% de aproveitamento.

O melhor mandante, o Clube Atlético Paranaense, com sete vitórias e dois empates em nove jogos em casa, está invicto em seus domínios. O clube paranaense, também chamado de “Furacão”, alcançou o melhor aproveitamento. Com sua moderna Arena (Arena Atlético Paranaense) que é a única com grama artificial, teto retrátil e a menor distância entre a torcida e a linha do campo (6 metros de proximidade), o Atlético vem contando com o apoio de seus torcedores para sustentar o melhor mando de campo do campeonato. Os piores mandantes do primeiro turno foram o América (36.67%) e o Cruzeiro (33.33%) de aproveitamento.

Os melhores visitantes do primeiro turno de 2016

Zé Ricardo, técnico do Flamengo.

Zé Ricardo, técnico do Flamengo.

O melhor visitante do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série A de 2016 é o Flamengo, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas em nove jogos. Curiosamente, o Flamengo ficou sem casa durante este primeiro turno, por o estádio Maracanã ter sido entregue ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para a realização dos jogos olímpicos. O Maracanã, que é do Governo do Rio de Janeiro, é tida como casa do Flamengo, entre outros times do Rio.  Por esta situação adversa, o clube carioca não teve outra opção, senão por acabar se dedicando ainda mais como visitante neste primeiro turno. Após a saída inesperada do técnico Muricy Ramalho por problemas de saúde, o desconhecido técnico Zé Ricardo, acabou surpreendendo a todos, levando o Flamengo a atingir 51.85% de aproveitamento como visitante.

O segundo colocado foi o Atlético Mineiro, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas em nove jogos, com um aproveitamento de 48.15%.  Os piores visitantes do primeiro turno foram Coritiba (18.52%), Botafogo (18.52%), Figueirense (12.5%) e América (7.41%) de aproveitamento.

O que esperar do segundo turno de 2016?

Existem algumas tendências neste segundo turno, os primeiros colocados 1º Palmeiras, 2º Atlético Mineiro, 3º Corinthians, 4º Flamengo, 5º Santos, 6º Grêmio, 7º Atlético Paranaense, 8º Ponte Preta, 9º São Paulo e 10º Fluminense, teoricamente  tem chances até de conquistar o título, visto que o 1º colocado Palmeiras tem 36 pontos e o 10º colocado Fluminense tem 25 pontos. O segundo turno já começou e agora e novas 19 rodadas serão disputadas, serão novos 57 pontos disputados e muita coisa ainda pode acontecer.

Outra tendência será a melhora considerável de alguns times específicos, entre eles estão o Fluminense, Atlético Mineiro e Cruzeiro. O Fluminense passou por momentos de tribulação com desentendimentos entre o treinador Levir Culpi e o ex-atacante do Fluminense Fred, que agora está no Atlético Mineiro. Após a saída de Fred, em algumas rodadas o time se reencontrou e deve subir de rendimento encostando nas primeiras colocações. O Atlético Mineiro vem muito bem, com cinco vitórias nas últimas cinco rodadas, se continuar assim deve assumir a liderança e será difícil parar o “Galo”, como é conhecido.

O Cruzeiro passou por maus momentos neste primeiro turno, sob comando do treinador português Paulo Bento, o time não se encontrava e perdeu muitos pontos. Agora com o novo técnico Mano Menezes, com a dupla de ataque Rafael Sóbis e o argentino Ábila, juntamente com os meias Arrascaeta, Robinho e Rafinha, o Cruzeiro deve subir bastante de produção neste segundo turno, chegando entre os dez primeiros no final do campeonato.

Boas Apostas!