Alan Shearer é um ex-jogador e ex-treinador de futebol que recentemente fez aniversário de 46 anos, mais especificamente no dia 13 de agosto. Nascido em Newcastle, no Reino Unido, Alan Shearer jogou nos times do Southampton (1988 a 1992), Blackburn Rovers (1992 a 1996) e Newcastle United (1996 a 2006), inclusive serviu a seleção da Inglaterra no Sub-21 e pela seleção principal de 1992 a 2000.

Alan Shearer com 17 anos no Southampton.

Alan Shearer com 17 anos no Southampton.

É difícil falar sobre Alan Shearer sem tocar no assunto de gols, pois o jogador é famoso até hoje pela grande quantidade de gols marcados em sua carreira, não jogou em grandes times nem ganhou muitos títulos, porém fez muitos gols e é por isso que é lembrado. Além dos gols, suas principais características eram seus arremates ao gol, a maioria das vezes somente com a perna direita, o que não lhe tiravam a vantagem de ter um chute potente, tanto em faltas, pênaltis quanto a longa distância, sua precisão era cirúrgica e o cabeceio fatal. O atacante trombador e com muita raça, ganhava espaço no corpo a corpo antes de soltar o foguete indefensável que quase sempre terminava estufando as redes adversárias. No seu auge como jogador, preferiu jogar pelo time de infância Newcastle, ao invés de jogar por grandes times que o queriam, como Juventus, Barcelona e Manchester United, isso nos mostra o grande valor deste atleta.

As marcas históricas

Alan Shearer atuando pela seleção da Inglaterra.

Alan Shearer atuando pela seleção da Inglaterra.

Seu primeiro contrato na carreira foi com o Southampton como juvenil com apenas 15 anos de idade. As marcas impressionantes começam já nos primeiros passos de sua carreira futebolística. Alan Shearer foi o mais jovem jogador a fazer um hat-trick (marcar três gols no mesmo jogo) no Campeonato Inglês, com apenas 17 anos, em uma partida importante onde o Southampton  venceu o Arsenal por 4×2.

Em 1996/97 Alan marcaria 25 gols em 31 jogos, recebendo mais uma vez o prêmio de melhor jogador do ano. Com estes recordes, Alan Shearer se tornou o primeiro jogador a ser artilheiro por três temporadas consecutivas, só sendo ultrapassado por Thierry Henry que conseguiria por quatro vezes seguidas. Shearer ainda foi o primeiro jogador a marcar 100 gols no Campeonato Inglês.

Outros fatos importantes na carreira deste goleador, foram seus 11 hat-tricks no Campeonato Inglês, em um total de 14 hat-tricks na carreira. e além de ser um dos três jogadores da história a marca 5 gols em um único jogo pelo Campeonato Inglês. Alan Shearer é o maior marcador de gols do Campeonato Inglês com 260 gols marcados, a vantagem é tão grande, que o segundo colocado é Andrew Cole com 187. Em toda sua carreira, Alan Shearer marcou 409 gols em 796 jogos. Shearer recebeu o prémio “Liberdade Honorário ‘, em 2000, a partir do órgão dirigente do’ Newcastle upon Tyne ‘por sua excepcional contribuição para o futebol. Em 1996 foi escolhido como o terceiro Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, perdendo para Ronaldo e George Weah.

Anos dourados no Blackburn Rovers

Alan Shearer campeão inglês de 1994/95 pelo Blackburn Rovers.

Alan Shearer campeão inglês de 1994/95 pelo Blackburn Rovers.

Alan Shearer, após atuar pelo Southampton desde os 17 anos,  foi convocado para a seleção Sub-21 da Inglaterra, onde marcou 13 gols em 11 jogos pelo Torneio de Toulon, isto chamou a atenção de grandes clubes ingleses como Manchester United. Em 1992, o BlackBurn Rovers contratou Alan Shearer por 3,5 Milhões de libras, vencendo a concorrência do Manchester United, graças a um milionário que comandava o BlackBurn Rovers. Esta contratação foi a mais cara do futebol inglês até aquele momento.

Pelo Blackburn Rovers, jogou de 1992 a 1996 e já na primeira temporada (1992/93) fez 16 gols em 21 jogos. Na temporada seguinte, a de 1993/94, Shearer fez 31 gols em 40 jogos e levou o Blackburn Rovers ao vice-campeonato, perdendo para o Manchester United. Shearer foi escolhido como o jogador daquela temporada. Na temporada 1994/95 do Campeonato Inglês, Alan Shearer ajudou o Blackburn Rovers a conquistar a taça do Campeonato Inglês marcando 34 gols em 42 jogos, além de artilheiro, recebeu o prêmio de melhor jogador do ano do futebol inglês mais uma vez.  Na temporada seguinte 1995/96, Alan Shearer marcou 31 gols em 35 jogos sendo artilheiro novamente. Naquele momento Shearer foi muito assediado por diversos grandes clubes da Europa, como Juventus, Barcelona e Manchester United, porém o jogador acabou indo para o Newcastle, time de infância da sua cidade natal.

Alan Shearer no Newcastle

Alan Shearer atuando pelo time de infância Newcastle.

Alan Shearer atuando pelo time de infância Newcastle.

Na temporada de 1996/97, Alan Shearer iria para o Newcastle, time da cidade onde havia nascido. Shearer foi contratado por 15 Milhões de Libras, a mais cara contratação na época. Mesmo sendo vice-campeão, Shearer seria artilheiro pela terceira vez consecutiva com 25 gols em 31 jogos e foi eleito mais uma vez o jogador do ano. Esta seria a primeira vez na história em que um jogador seria artilheiro por três temporadas consecutivas.

Em 1997/98 começariam as lesões, nesta temporada, Alan Shearer rompeu o ligamento do joelho, fazendo somente dois gols no Campeonato Inglês, o qual o Newcastle terminou em 13º lugar. Na temporada de 1999/00 Shearer se recuperava de lesão e fez 14 gols em 30 jogos,  mas se contundiu novamente. Em 2001/02, as coisas melhoraram, Shearer voltou a marcar gols, 23 gols, um a menos que o artilheiro Henry. Em 2002/03, Shearer fez 22 gols em 37 jogos. Em 2004/05, voltando a sentir a lesão que o incomodava, fez somente 7 gols em 28 jogos. Em 2005/06, continuou a jogar por pedido do técnico, mas não aguentando mais jogar, se aposentou com um total de 206 gols pelo Newcastle, tornando-se o maior artilheiro da história do clube. Depois de se aposentar teve uma breve passagem como técnico do Newcastle, porém sem sucesso.

Boas Apostas!