A Eredivisie 2018/19 termina esta quarta-feira. O Ajax, campeão “virtual”, se prepara para fazer a festa.

Foto: "Maurice van Steen/VI via HH"

Foto: “Maurice van Steen/VI via HH”

Após a traumática eliminação na Liga dos Campeões às mãos do Tottenham (2-3), o Ajax recebeu e goleou o Utrecht por quatro a um, resultado que permitiu colocar as duas mãos no troféu de campeão holandês. A derradeira rodada do campeonato holandês se realiza esta tarde e a vantagem em relação ao PSV Eindhoven é de apenas três pontos, mas só uma hecatombe sem precedentes poderia tirar o título da posse dos “Godenzonen”.

Ora, o time de Amesterdão viaja até o reduto do De Graafschap, time que já se encontra condenado a disputar o “play-off” de subida/descida, ao passo que o PSV Eindhoven recebe o Heracles Almelo. Para o título escapar ao Ajax, seriam necessárias duas condições – o Ajax teria que perder na visita ao terreno do De Graafschap, resultado já de si bem improvável, enquanto o PSV Eindhoven precisaria de aplicar uma das maiores goleadas da história do futebol moderno e levar a melhor por 14 (!) golos de diferença. As contas no que à disputa do título holandês diz respeito estão, evidentemente, encerradas.

No fundo da tabela, o NAC Breda já está condenado à queda para o segundo escalão, ao passo que o De Graafschap e o Excelsior ainda vão tentar escapar através da disputa de um “play-off” frente ao segundo e terceiro colocados da segunda divisão. Já no topo da tabela, o PSV Eindhoven vai marcar presença na fase preliminar da Liga dos Campeões. Feyenoord e AZ Alkmaar vão tentar entrar na Liga Europa, restando definir todo o “play-off” de acesso à mesma competição. O Willem II (44 pontos) viaja até o terreno do ADO Den Haag, enquanto o Groningen, oitavo com vantagem de um ponto, viaja até o terreno do Emmen. O último lugar no “play-off” de acesso á Liga Europa vai ser discutido entre os dois times, maior motivo de interesse nessa última rodada para lá da festa que se soltará pelas ruas de Amesterdão.

Todas as partidas dessa rodada 33 estão agendada para as 15h30, horário de Brasília.

Boas apostas!