Há muito que não se via uma temporada assim para os lados de Amesterdão. O Ajax está em grande no plano doméstico e vai surpreendendo a Europa do futebol graças à boa prestação na Liga dos Campeões, se preparando para disputar as semis da Liga dos Campeões. A escola holandesa é a do futebol ofensivo e este Ajax é um bom exemplo disso mesmo tendo em conta os recordes do ponto de vista ofensivo que o time tem somado.

A marca dos 100 golos

Foto: "Pro Shots/Stanley Gontha"

Foto: “Pro Shots/Stanley Gontha”

O Ajax tem sido notícia na atual temporada e sempre por bons motivos, ou não estivéssemos a falar de um time que na Liga dos Campeões não perdeu nenhum dos jogos da fase de grupos frente ao poderoso Bayern de Munique, nas oitavas bateu o campeão em título Real Madrid e, nas quartas, pôs fim ao sonho da Juventus de Cristiano Ronaldo. Na Eredivisie, os “Godenzonen” têm vindo a protagonizar uma recuperação notável e também estão na final da Copa doméstica. Ora, no início desse mês de abril, os comandados de Erik Ten Hag se tornaram no primeiro time dos campeonatos europeus a apontar nada mais nada menos que 100 gols na respetiva prova doméstica, registo assombroso. Segundos os mídia holandeses, foi a 16ªvez que o Ajax conseguiu ultrapassar a marca dos 100 gols marcados em uma edição da Eredivisie, algo que não acontecia desde a temporada 2009/10, altura em que no clube militava um “tal” de Luís Suárez.

A equipa holandesa mais goleadora de sempre

A duas rodadas do fim, o Ajax é líder à condição com mais um jogo e três pontos e vantagem em relação ao PSV Eindhoven. De momento, o time de Amesterdão leva 111 golos marcados e, nessa rodada 32, frente ao Vitesse, bateu novo máximo ao vencer por quatro a dois – o Ajax 2018/19 já é oficialmente a equipa holandesa com mais gols em todas as competições de toda a história do país, somando por esta altura um total de 160! Para lá das duas rodadas da Eredivisie que faltam frente a De Graafschap (de momento abaixo da linha de perigo) e Utrecht, o Ajax ainda vai ter pelo menos mais três desafios para aumentar esse, com a possibilidade de serem quatro na melhor da hipóteses. Para lá da final da Copa da Holanda, o Ajax vai ter pela frente a eliminatória com o Tottenham nas semis da Liga dos Campeões e, se tudo correr da melhor forma, a final da Liga dos Campeões.

Apesar de possuir o melhor ataque da prova com uma vantagem de 19 gols marcados em relação ao PSV Eindhoven (menos um encontro disputado, voltamos a referir), o atual artilheiro do campeonato é mesmo Luuk de Jong, atacante do principal concorrente na luta pelo título. Ainda assim, Dusan Tadic (24 golos marcados) e Hakin Zyiech (17) surgem logo a seguir na lista.

Boas apostas!