Com a temporada de 2016 chegando ao fim, vários clubes brasileiros vêm anunciando seus novos treinadores, como o Atlético Mineiro anunciando Roger Machado e o Vasco da Gama com Cristóvão Borges. Seguindo esse caminho, o Fluminense anunciou na última quarta-feira (01) a contratação do técnico Abel Braga, que fará sua terceira passagem pela equipe carioca.

Peter Siemsen, Abel Braga e Pedro Abad na apresentação do treinador.

Peter Siemsen, Abel Braga e Pedro Abad na apresentação do treinador.

O anúncio foi feito através da rede social oficial do Fluminense, onde a equipe escreveu: “O Abelão voltou! Comandante está de volta ao Fluminense para dirigir o time na temporada 2017”. Ainda não foram confirmados os valores da negociação, mas sabe-se que o contrato de Abel é de dois anos.

No dia seguinte ao anúncio da contratação, o Fluminense realizou a apresentação do técnico Abel Braga no Salão Nobre das Laranjeiras. A apresentação misturou emoções relacionadas a terceira passagem de Abel pela equipe carioca e ao acidente com a delegação da Chapecoense. Durante a entrevista que concedeu na sua apresentação, Abel Braga afirmou que é preciso recuperar a alma do Fluminense, que não consegue vencer no Campeonato Brasileiro há nove jogos. Se assumindo como torcedor do Flu, o treinador sabe que o ano de 2016 não foi bom para a equipe carioca, que mesmo conquistando o título da Primeira Liga, teve três treinadores no decorrer do ano, contando com Marcão, que será o comandante técnico na partida contra o Internacional, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Abel Braga assumirá o Fluminense em 2017, contando com praticamente a mesma equipe que comandou nas outras duas passagens pela equipe, em 2005 e 2012/13.

Passagens pelo Fluminense

Abel Braga em uma das suas passagens pelo Fluminense.

Abel Braga em uma das suas passagens pelo Fluminense.

O treinador Abel Braga já passou duas vezes pelo comando do Fluminense, sendo a primeira vez em 2005, depois de ficar seis meses longe do futebol. Assumindo a equipe carioca no início do ano, o treinador logo conquistou o Campeonato Carioca. Na sequência do ano, Abel levou o Fluminense para a final da Copa do Brasil, onde enfrentou o Paulista de Jundiaí, perdendo fora de casa por 2×0 a partida de ida e empatando em casa em 0x0 a partida de volta, e por consequência ficando com o vice-campeonato. Sendo mantido pela diretoria carioca, Abel Braga quase conseguiu uma vaga na Libertadores, terminando o Campeonato Brasileiro na quinta colocação, quatro pontos atrás da primeira equipe dentro da zona de classificação para a Pré-Libertadores, Palmeiras. Abel também levou a equipe até as quartas de final da Copa Sul-Americana, sendo eliminado pelo Universidad Católica.

Já no início de 2011, Abel Braga voltou ao Fluminense, assumindo a equipe na quarta rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, perdendo para o Corinthians na sua estreia. Na sequência do ano, Abel levou o Fluminense à terceira colocação do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Vasco e do campeão Corinthians. No ano seguinte, a equipe carioca comandada por Braga conquistou quase todos os campeonatos que disputou, como a Taça Guanabara, Torneio Luiz Penido, Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro, o qual foi conquistado com três rodadas de antecedência, depois de uma vitória por 2×3 sobre o Palmeiras. Já no ano seguinte, a equipe não repetiu os mesmo resultados, sendo eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores pelo Olimpia, enquanto no Campeonato Brasileiro, depois de cinco derrotas consecutivas, Abel Braga acabou sendo demitido.

Outros clubes comandados

Começando sua carreira como treinador em 1985, no Goytacaz, Abel Braga passou por quase trinta equipes, sejam brasileiras ou europeias. Durante os mais de trinta anos como treinador, Abel passou por Rio Ave, Famalicão, Belensenses e Vitórias de Setúbal, todos de Portugal, além de Olympique de Marseille da França e Al-Jazira dos Emirados Árabes Unidos. Já no Brasil, Abel Braga comandou equipes como Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Flamengo e Ponte Preta. Tratando-se de títulos, Abel Braga conquistou vários, em sua grande maioria por clubes brasileiros, vencendo o a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2006, além do Campeonato Gaúcho de 2008 e 2014. Outros títulos conquistados pelo treinador são:

Santa Cruz: Campeonato Pernambucano de 1987;

Atlético-PR: Campeonato Paranaense de 1998;

Coritiba: Campeonato Paranaense de 1999;

Flamengo: Campeonato Carioca de 2004;

Fluminense: Campeonato Carioca de 2005 e 2012, e o Campeonato Brasileiro de 2012;

Al-Jazira: UAE President Cup de 2010-11 e UAE League de 2010-11;

Boas Apostas!