No primeiro semestre de 2016, mais precisamente no dia 1º de março, o Comitê Organizador do Rio 2016 assumiu o controle do estádio Maracanã. A partir daquela data o estádio ficou impedido de realizar partidas de futebol do Campeonato Brasileiro. O Comitê Organizador Rio 2016 assumiu o controle do estádio para realizar tanto a cerimônia de abertura das Olimpíadas, quanto outros eventos dos próprios jogos olímpicos. Após as olimpíadas, ainda tivemos a realização das Paraolimpíadas. A previsão de entrega ao consórcio responsável pelo estádio seria dezembro de 2016, porém havia uma esperança de um acordo para realização de jogos de futebol do brasileirão após o término dos jogos paraolímpicos a partir de outubro.

Amy Purdy dançando com o Robô na cerimônia de abertura das paraolimpíadas Rio 2016.

Amy Purdy dançando com o Robô na cerimônia de abertura das paraolimpíadas Rio 2016.

Após o período das olimpíadas, tivemos um evento de abertura das paraolimpíadas, foi quando por causa de uma estrutura montada durante a cerimônia que o gramado foi muito danificado, chegando a deixar um enorme buraco no circulo central do campo, o buraco  ocasionou a necessidade de uma total revitalização do gramado. A imagem assustou a todos que esperavam poder contar com o campo para realizar partidas da sequência do Campeonato Brasileiro, conforme combinado entre a FERJ (Federação Carioca de Futebol) e o Comitê Organizador Rio 2016.

Video Amy Purdy dançando com o Robô na cerimônia de abertura das paraolimpíadas Rio 2016. Clique aqui

Estrago no gramado do Maracanã

Buraco deixado após a cerimônia de encerramento das paraolímpiadas.

Buraco deixado após a cerimônia de encerramento das paraolímpiadas.

Devido ao estrago feito na cerimônia de abertura dos jogos paraolímpicos, onde um Robô foi fixado tanto em um palco como no próprio gramado para dançar de forma automatizada junto com a artista Amy Purdy. Por causa disso, o gramado teve que ser inteiramente refeito. Mário Andrada, diretor-executivo de comunicação Rio 2016,  explicou em entrevista a um canal esportivo no mês de setembro, o projeto de revitalização do novo gramado do Maracanã com um prazo de duração de 35 dias.

Mário Andrada comentou que o buraco era menor, mas teve que ser ampliado justamente para arrumar o estrago feito pela estrutura na cerimônia de abertura dos jogos paraolímpicos. O buraco feito teve as seguintes dimensões: 6,5 metros de comprimento, 4 metros de largura e aproximadamente 2 metros de profundidade. O buraco foi restaurado preenchendo seu espaço com 1 metro de argila, 10 cm de pó de pedra para dar base de sustentação, 10 cm de brita para drenagem e 30 cm de areia com matéria orgânica. Para preencher o buraco e nivelar tudo, vão durar de 10 a 15 dias, depois tem mais 5 dias para retirar a grama do gramado todo e mais 5 dias para plantar o novo tapete de grama que foi plantado em Saquarema. Após isso, mais 10 dias para que o campo esteja em plenas condições de uso.

A volta do Maracanã

Rolos de grama sendo colocados no campo do Maracanã.

Rolos de grama sendo colocados no campo do Maracanã.

Mário Andrada , o coordenador de comunicação do Comitê Rio 2016, garantiu que o Maracanã será entregue no dia 23 de outubro para a realização do jogo entre Flamengo e Corinthians. Para que este prazo seja cumprido, todo o projeto de revitalização do gramado tem que ocorrer conforme o cronograma estipulado no tópico anterior. Indagado sobre quando poderemos ter jogos de futebol no Maracanã, o Coordenador explicou: “A partir de outubro. Nosso objetivo é entrar em acordo com as autoridades do futebol para realizar os jogos do Campeonato Brasileiro o mais rápido possível”.

O gramado foi inteiramente recolocado, os rolos de grama de aproximadamente de 18 metros de comprimento e 1,20 metro de largura cada um foram colocados no campo para formar o novo gramado. O campo está passando por irrigação e deverá dar totais condições de jogo até a dada do jogo em que o Maracanã estará disponível para realização do jogo de reinauguração.  Na última terça-feira (11), o Comitê Rio 2016 afirmou que será possível realizar a partida entre Flamengo e Corinthians do dia 23 de outubro, partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. Os grandes beneficiados serão os clubes do Rio de Janeiro que poderão ter a possibilidade de sediar seus jogos no Maracanã. O Flamengo, mesmo sem ter tido uma casa fixa nesta temporada do brasileirão, consegue chegar a trigésima rodada na vice-liderança da competição com sessenta pontos acumulados, um a menos que o líder Palmeiras. Será uma grande reabertura, um jogo digno da importância do Maracanã para o futebol brasileiro.

Boas Apostas!