O Borussia Dortmund começou o novo ciclo da melhor forma ao alcançar o primeiro triunfo desde setembro. Peter Stoger, novo técnico do time amarelo e negro que tinha iniciado a época ao serviço do Colónia, sorriu pela primeira vez nessa edição da Bundesliga 2017/18 ao ver seu novo time vencer na casa do Mainz por dois a zero.

BVBA derrota caseira frente ao Werder Bremen foi a “gota de água” para a diretoria do Borussis Dortmund que optou por abdicar dos serviços do holandês Peter Bosz de imediato, indicando a porta da saída ao treinador que tinha chegado ao Westfalenstadion no início da época para suceder a Thomas Tuchel. Horas depois de demitir o técnico, os responsáveis do Borussia Dortmund rapidamente asseguraram uma alternativa, contratando Peter Stoger, técnico austríaco que tinha iniciado a temporada ao serviço do Colónia, emblema ao qual estava associado desde a temporada 2013/14, altura em que ainda militava na 2. Bundesliga. Este ano, a experiência de Stoger também não estava a correr bem, de tal forma que o Colónia atravessava uma série de 15 jornadas sem vencer aquando da sua saída.

Treinador e time lidavam, então, com séries pejadas de negatividade. O Borussia Dortmund já não sabia o que era vencer desde a 7ª jornada da Bundesliga, sem esquecer a eliminação da Liga dos Campeões pelo meio, mais um fator que contribuiu para a demissão de Bosz.

Naquele que foi o primeiro dia de uma nova etapa, o Borussia Dortmund foi a Coface Arena em partida relativa à jornada 16 da Bundesliga. À procura dos três pontos para colocar um ponto final na série “horribilis” e começar a encetar uma aproximação aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, o Borussia só passou para a frente do marcador já no segundo tempo, aos dez minutos da etapa complementar, graças a um gol de Sokratis. A margem miníma se manteve durante bastante tempo e deixou os torcedores do Borussia Dortmund a “roer as unhas”, sendo que o tento que carimbou a vitória surgiu apenas a um minuto dos 45 do segundo tempo, altura em que Shinji Kagawa aumentou a contagem. O BVB chegou aos 25 pontos em 16 jogos e espera agora os resultados dos adversários – há cinco jogos nessa quarta-feira (13) para saber em que posição termina a rodada.

No próximo sábado (16), o Borussia Dortmund recebe o Hoffenheim no Westfalenstadion. Antes da pausa de inverno – o campeonato será retomado a 14 de janeiro -, o Borussia Dortmund ainda tem compromisso agendado com o Bayern de Munique para a Copa alemã, a 20 de dezembro.

Boas Apostas!