Vencedor de oito medalhas olímpicas, Usain Bolt tem hoje 32 anos e um lugar assegurado na história do desporto mundial. O jamaicano abandonou as pistas em 2017 e em abril desse ano rejeitou retornar à competição. Agora, segue um sonho antigo: jogar futebol de forma profissional. Após experiências de treinamento em alguns clubes europeus como o Manchester United ou o Borussia Dortmund, Bolt está a tentar sua sorte no futebol australiano e apontou dois gols no amistoso da última madrugada.

Foto via "Marca"

Foto via “Marca”

A fundação do Central Coast Mariners é recente, datando de 2004, e o clube vive por estes dias o período de maior mediatismo dos seus 14 anos de existência. O time treinador por Mike Mulvey conta nas suas fileiras com Usain Bolt, velocista que agora se encontra determinado em fase carreira nos gramados.

Para já, Usain Bolt se encontra no clube apenas à experiência. O jamaicano tem cumprido sessões de treinamento com o time que por essa altura está em pré-temporada e já leva dois amistosos disputados, o último deles com sucesso. A cerca de nove dias da estreia na A-League 2018/19 – principal divisão australiana – frente ao Brisbane Roar, os Central Coast Mariners enfrentaram o Macarthur South West United do segundo escalão em Campbelltown e venceram por quatro a zero. Pela primeira vez desde que chegou ao clube, Usain Bolt assumiu a titularidade e viria a apontar dois gols no segundo tempo, o primeiro aos 11 minutos da etapa complementar, após ultrapassar a defesa em grande velocidade, e o segundo aos 24, após aproveitar um erro adversário. Como não poderia deixar de ser, “Lightning Bolt” festejou bem ao seu jeito, fazendo o “raio”. Aquando da saída do camisa 95 – número escolhido em função do seu recorde nos 100 metros -, a 15 minutos do final, distribuiu autógrafos pelas arquibancadas. Assim que a placa foi levantada para a substituição de Bolt, os torcedores presentes assobiaram a alteração, situação que durou breves segundos, antes de um grande aplauso para o jamaicano.

Os próximos dias serão decisivos para perceber se Usain Bolt integrará ou não a equipe do Central Coast Mariners para a nova época esportiva. No final do desafio, o jamaicano reafirmou a “vontade de ser um Mariner e entrar na equipa”. Convidado a analisar sua prestação, Bolt considera que “cresceu em todos os aspetos”, salientando melhorias “no toque de bola” mas considerando que precisa de melhorar a “visão de jogo”.

Boas apostas!