Pela primeira vez na temporada 2017/18, a sede da UEFA, em Nyon, recebeu um sorteio da Liga dos Campeões. No “dia zero” da próxima edição da competição, não há grandes nomes nem ilustres presenças, com o Celtic de Glasgow, por conta da sua história no panorama europeu, a ser a única “fuga à regra”. O sorteio das primeira e segunda eliminatórias da fase prévia da prova dos milhões são um convite ao futebol europeu “underground”, por vezes olhado com interesse pelos apostadores. Pela primeira vez na história, um time do Kosovo vai disputar o torneio.

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

Foto: AP/Salvatore Di Nolfi

A fase mais alternativa da Liga dos Campeões está aí. Ainda longe dos grandes palcos e sem sequer pensar na final que vai ser disputada em maio/junho de 2018 no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, vários times começam sua caminhada europeia, em uma competição quase à parte. 39 emblemas foram a sorteio para conhecer sua sorte nas duas primeiras fases do troféu mais charmoso do futebol europeu. Os confrontos de ida estão agendados já para os dias 27 e 28 de junho, enquanto os duelos da volta estão confirmados para 4 e 5 de julho.

Uma das principais novidades nesta prévia esta associada à presença do Trepca 89, jovem time de 28 anos oriundo de Mitrovica, atual Kosovo. Campeão nacional pela primeira vez em sua história na temporada 2016/17, garantiu o direito a marcar presença na primeira fase preliminar da Liga dos Campeões, fazendo história. O Kosovo foi recentemente reconhecido pela UEFA como nação e foi com a seleção nacional que se estreou em provas acreditadas pelo organismo máximo do futebol europeu, disputando a classificação para o Mundial 2018. Agora, o Trepca 89 será o representante kosovar na Liga dos Campeões, se preparando para encarar o Viking, time das idílicas Ilhas Faroé.

Nesse sorteio, o time mais ilustre a concurso foi precisamente o Celtic de Glasgow, emblema escocês que estreará na segunda ronda de classificação. Os escoceses treinados por Brendan Rodgers, “reis e senhores” do futebol em seu país, vão enfrentar o vencedor do confronto entre La Fiorita (San Marino) e o Linfield (Irlanda do Norte). Para além da presença dos “boys in green”, se preparam para entrar em cena emblemas como o Copenhaga, o APOEL, o Légia de Varsóvia, o Malmo, o Astana ou o Maribor, todos com presenças recentes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa era em que a Red Bull é cada vez mais influente no futebol europeu, o Red Bull Sazlburg também entra em cena e estreará frente ao vencedor do FC Tallin (Estônia) – Hibernians (Malta).

Também nessa fase preliminar, nomeadamente na terceira ronda, vão entrar times mais fortes como Nice, Ajax, Dínamo de Kiev ou CSKA de Moscovo. Nos “play-offs” aguardam Lverpool, Sevilha, Napoli, Hoffenheim e Sporting.

Primeira fase:

Alashkert (Armênia) x FC Santa Coloma (Andorra)
Viking (lhas Faroe) x Trepça 89 (Kosovo)
Hibernians (Malta) x FCI Tallinn (Estônia)
The New Saints (País de Gales) x Europa FC (Gibraltar)
Linfield FC (Irlanda do Norte) x Fiorita (San Marino)

Segunda fase:

Hafnarfjördur (Islândia) x Vikingur (Ilhas Faroe) / Trepça 89 (Kosovo)
Celtic (Escócia) x La Fiorita (San Marino) / Linfield (Irlanda do Norte)
RB Salzburg (Áustria) x Tallinn (Estônia) / Hibernians (Malta)
Zalgiris (Lituânia) x Ludogorets (Bulgária)
Qarabag (Azerbaijão) x Samtredia (Geórgia)
Partizan (Sérvia) x Buducnost Podgorica (Montenegro)
Sheriff (Moldávia) x Kukes (Albânia)
Astana (Cazaquistão) x Spartaks Jurmala (Letônia)
Zilina (Eslováquia) x Copenhague (Dinamarca
Rijeka (Croácia) x The New Saints (País de Gales) / Europa (Gibraltar)
BATE Borisov (Belarus) x Alashkert (Armênia) / Santa Coloma (Andorra)
APOEL (Chipre) x Dudelange (Luxemburgo)

Boas Apostas!