14 anos, nove meses e 29 dias. Em condições normais, Fernando Ovelar estaria mais próximo de ser um grande colecciobador de figurinhas dos times do campeonato paraguaio que de atuar pelo time sénior do Cerro Porteño, mas a ordem natural das coisas nem sempre funciona. E ainda bem! Nesse domingo, 4 de novembro de 2018, o jovem paraguaio fez história ao marcar no “clássico” do seu país entre o Club Olimpia e o Cerro Porteño.

Foto: "Sergio Riveros - Última Hora"

Foto: “Sergio Riveros – Última Hora”

Nascido a 1 de junho de 2004 em Asunción, capital do Paraguai, Fernando Ovelar já tem assegurou um lugar na história do futebol paraguaio, estabelecendo um recorde que dificilmente será batido. Aos 14 anos de idade, Fernando Ovelar se converteu no jogador mais jovem de sempre a apontar um gol na competição. A situação assume contornos ainda mais épicos se tivermos em conta que o gol foi apontado frente ao rival Olimpia, no estádio Defensores del Chaco, palco que costuma receber as partidas em casa da seleção paraguaia e que tinha em suas arquibancadas cerca de 29 mil espetadores a assistirem ao “clássico”.

Corria o minuto 16 do primeiro tempo quando Fernando Ovelar apareceu na cara do guardião contrário após uma assistência primorosa de Juan Aguilar. No duelo com Alfredo Aguilar, Ovelar “picou” a bola por cima do adversário e apontou seu primeiro gol com a camisa do time principal do Cerro Porteño naquele que foi o seu segundo desafio no profissional. Nesse momento, Fernando Ovelar se converteu no jogador mais jovem de sempre a marcar um gol em um campeonato profissional, segundo dados da conta “Twitter” @MrChip. O recordem continua na posse de Armen Ghazaryan, jogador que em 2002, com 14 anos e 215 dias, apontou um numa partida entre Shirak e Lori na Arménia, corria o ano de 2002.

A partida terminou empatada a dois gols e teve direito a dois tentos apontados já para lá do minuto 90, um para cada lado. Na classificação do Clausura 2018, o Club Olimpia manteve os sete pontos de vantagem em relação ao Cerro Porteño e, a cinco rodadas do fim, tem tudo para se sagrar campeão do Paraguai.

Neto do antigo internacional paraguaio Geronimo Ovelar, Fernando atuou durante uma hora nesse segundo compromisso ao serviço do time profissional do Cerro, tal e qual como tinha acontecido no primeiro, uma semana antes, diante do 3 de Febrero (1-1). A tendência é que Ovelar se mantenha entre as escolhas nos próximos desafios disputados pelo Cerro Porteño. Se quiser assistir a um dos próximos jogo do novo “wonderkid” do futebol paraguaio, tire note: o Cerrro Porteño volta ao gramado na próxima quinta-feira, dia 8, para enfrentar o Guaraní em encontro da Copa do Paraguai. Já para o Clausura 2018, o próximo desafio está marcado para domingo, na receção ao General Díaz.

Boas apostas!