O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro é o estádio do Santos Futebol Clube, localizado em Santos, litoral paulista. O estádio já foi palco de várias conquistas e principalmente conhecido por ter sido a casa do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé.  Sua história começa juntamente com a necessidade de o Santos FC possuir um campo próprio, já que seus primeiros jogos eram mandados em um campo onde hoje há uma igreja chamada Coração de Maria, na avenida Ana Costa em Santos. Em 1914, surgiu um outro clube em Santos, chamado Atlético Santista, este clube alugou o campo e o Santos ficou com grandes dificuldades para mandar seus jogos. Quando os dirigentes do Santos FC se reuniram em 1915 e após procurarem um terreno para mandar seus jogos, compraram uma área de 16.500 metros no bairro da Vila Belmiro para pagar em 10 anos, mas quitou em apenas 6 anos. No dia 12 de outubro de 1916, foi inaugurado o estádio realizada a primeira partida, entre Santos FC e Ypiranga, onde o Santos venceu por 2×1 com gols de Milon (autor do primeiro gol da história do Estádio) e Jarbas. No início, tudo era muito simples, um campo que era separado dos torcedores por uma cerca de madeira, porém com o tempo, muitas obras foram feitas até termos a infraestrutura que há hoje em dia.

Inauguração do primeiro sistema de iluminação (1931).

Inauguração do primeiro sistema de iluminação (1931).

Em 1930, todas as partidas que o time jogou na Vila, não perdeu nenhuma, no final daquele ano um jornalista colocou em sua matéria “A Vila Belmiro é um verdadeiro Alçapão”, a partir daquele dia a Vila também ficou conhecida como “Alçapão”.  Em 1931, o primeiro sistema de iluminação foi instalado e a partir daí, o Santos FC pode começar a mandar seus jogos durante a noite. Em 1933 após o falecimento de Urbano Caldeira, um dos diretores do Santos sugeriu que o estádio passasse a ser chamado de Urbano Caldeira, para homenagear um ex-jogador, treinador e dirigente do clube praiano, assim o estádio passou a ser chamado de Estádio Urbano Caldeira.

Santos x Botafogo, jogo em que Pelé fez oito gols.

Santos x Botafogo, jogo em que Pelé fez oito gols.

Em 1950, ocorreu uma luta de boxe entre Joe louis e Tommy Giorgio, a renda serviu para melhorias no estádio, uma das melhorias posteriores seria a construção da primeira arquibancada de concreto. Em 1955, o jogo entre Santos e Palmeiras, foi o primeiro jogo transmitido ao vivo no Brasil, o “Peixe” como é conhecido o Santos FC, venceu por 3×1 e foi transmitida pela antiga TV Record. A “Era Pelé” (1956 a 1974) estabeleceu um novo apelido ao estádio, “Alçapão da Vila”, em um período épico, onde os adversários tremiam a saber que o próximo jogo seria contra o Santos FC na Vila Belmiro. Isto porque Pelé, incrivelmente sempre fazia muitos gols na Vila Belmiro, entre um dos vários fatos históricos, está um jogo entre Santos e Botafogo-SP, onde o “Rei” marcou 8 gols em uma partida vencida pelo Santos por 11 x 0. Pelé fex sua partida de despedida no estádio em 02 de outubro de 1974, na vitória do Santos por 2×0 contra a Ponte Preta.

Em setembro de 1964, assistiram Santos e Corinthians 32 mil ingressos, o recorde de público. Neste jogo o estádio estava passando por reforma e torcedores improvisaram alambrados com tábuas e madeiras (materiais usados nas obras), ocasionaram um acidente de queda de arquibancada, mas sem maiores consequências.

A concentração dos jogadores é embaixo das arquibancadas de concreto, os jogadores moravam praticamente dentro do estádio, tornando definitivamente a Vila Belmiro a casa dos jogadores. Este fato é enaltecido por praticamente todos os ex-jogadores que moraram na Vila Belmiro durante suas passagens pelo clube praiano, todos dizem que sua identificação com sua “Casa” era muito grande e que o “fator casa”, realmente era levado ao pé da letra. O maior artilheiro da Vila Belmiro até hoje foi Pelé, com 288 gols marcados.

Vídeo de homenagem à Vila Belmiro: Clique aqui

Documentário sobre a Vila Belmiro: Clique aqui

O novo projeto

Embora a Vila Belmiro seja um estádio tão histórico e importante para o Santos FC, ele possui uma capacidade limitada atualmente a 16.068 torcedores, o que levou a atual diretoria à um planejamento de um novo projeto, a Arena Santos. Acesse o link abaixo e veja nossa outra matéria sobre o assunto.

A Arena Santos : Clique Aqui

Boas Apostas!